Em comemoração aos nove anos de Lei Maria da Penha, a Comissão Mista de Combate a Violência da Mulher, no Senado, lançou uma cartilha com perguntas e respostas sobre a lei, e uma pesquisa sobre a violência contra a mulher no Brasil. Embora o levantamento tenha apontado que 100% das brasileiras conhecem a lei, a pesquisa mostrou que 19% da população feminina com mais de 16 anos já sofreu algum tipo de violência.

Na primeira pesquisa feita em 2009, 46% das mulheres agredidas disseram ter sofrido a primeira agressão com idade entre 20 e 29 anos. Em 2015, esse índice teve queda de 12%. Os maiores percentuais foram registrados em mulheres que possuem menor nível de escolaridade. Mais da metade das mulheres que sofreram algum tipo de violência afirma que os agressores foram seus próprios parceiros.

Dentre os motivos que levam as mulheres a não denunciar estão o medo do agressor, a dependência financeira, preocupação com a criação dos filhos e vergonha por sofrer agressão. Esse último motivo, segunda a pesquisa do DataSenado, aumenta de acordo com o nível de escolaridade. Mulheres com maior nível de instrução sentem mais vergonha da agressão, o que faz com que elas não denunciem.

Os dados da pesquisa encomendada pelo DataSenado apontam, ainda, o efeito positivo que a educação tem sobre a emancipação da mulher. Dentre as mulheres com ensino fundamental, 48% dizem que não se sentem respeitas. Esse dado diminui para 32% nas mulheres que possuem ensino médio ou superior. Os dados apontam também que 80% das entrevistadas acreditam que a lei por si só não é capaz de resolver o problema. Segundo elas, há a necessidade de conscientização.

Fonte: Ludovica