Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que, em ambientes movimentados e barulhentos, pessoas depressivas têm dificuldade em compreender frases com qualquer tipo de conteúdo emocional.

Cientistas americanos descobriram que a depressão torna as pessoas parcialmente "surdas" a conversas emotivas em ambientes movimentados. Quando estão em lugares barulhentos e agitados elas são menos hábeis em compreender o discurso de quem está ao seu lado, como se seus ouvidos não distinguissem ruídos de vozes. Os resultados da pesquisa, feita na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, foram divulgados no encontro da Sociedade Acústica Americana (ASA, na sigla em inglês), na última semana.

No estudo, os pesquisadores queriam testar a hipótese de que pessoas deprimidas compreenderiam melhor frases negativas ou tristes em ambientes com muitas distrações. "Mas descobrimos que pessoas com depressão profunda são piores em escutar todos os tipos de conteúdo emocional do discurso alheio", explica Zilong Xie, um dos cientistas envolvidos na pesquisa.

Distração - Para isso, os pesquisadores testaram um grupo de voluntários com sintomas de depressão leve ou profunda e fizeram com que ouvissem frases com diferentes conteúdos emocionais. Enquanto a frase era dita, eram produzidas distrações, como barulhos no ambiente (som de aviões passando ou edifícios sendo construídos) ou de vozes humanas (como em um jantar animado).

Os voluntários ouviram cinquenta vezes frases ditas em tons de raiva, medo, felicidade, tristeza e neutras. O objetivo era compreender como eles registravam cada tipo de discurso.

A conclusão foi que as pessoas com sintomas de depressão profunda têm mais dificuldades na percepção acústica de qualquer tipo de fala, em comparação com as que não sofrem desse mal.

Alteração do humor

O principal sintoma da depressão é o humor deprimido, que pode envolver sentimentos como tristeza, indiferença e desânimo. Todos esses sentimentos são naturais do ser humano e nem sempre são sinônimo de depressão, mas, se somados a outros sintomas da doença e persistirem na maior parte do dia por ao menos duas semanas, podem configurar um quadro de depressão clínica. "O humor deprimido faz com que a pessoa passe a enxergar o mundo e a si mesma de forma negativa e infeliz. Mesmo se acontece algo de bom em sua vida, ela vai dar mais atenção ao aspecto ruim do evento. Com isso, o paciente tende a se sentir incapaz e sua autoestima diminui", diz o psiquiatra Rodrigo Leite, do Instituto de Psiquiatria da USP.

Fonte: Veja