As mães têm diversas boas razões para amamentar, não só em benefício de sua própria saúde, mas também da saúde de seu filho.

Para as crianças:

*O leite materno é o alimento mais nutritivo para os bebês. Além disso, ele protege contra as infecções, as alergias, algumas doenças crônicas e cânceres infantis, como também contra a síndrome da morte súbita dos bebês.

*O aleitamento permite o contato visual e a proximidade física entre a mãe e a criança, o que reforça o vínculo entre elas.

*Para as mães:

*O aleitamento está relacionado aos baixos níveis de estresse e do mal humor. Ele pode ajudar na recuperação post-partum e, em longo prazo, diminui os riscos de obesidade, da osteoporose, de câncer do seio e dos ovários.

*O aleitamento ajuda a mãe a desenvolver um sentimento de vínculo mais forte em relação ao seu bebê.

Os benefícios do aleitamento são claros, o desafio consiste mais em encontrar as formas de sustentar as mães para que elas optem por amamentar.

Há indicações de que um bebê amamentado ao seio possa ser mais alerta, chorar menos e ter maior capacidade para envolver-se em interações com seus pais do que um bebê alimentado com leite em pó. O aleitamento materno possivelmente tem também algumas propriedades redutoras do estresse materno e promotoras da confiança parental. Por fim, um estudo confiável de acompanhamento em longo prazo mostrou melhorias, de pequenas a modestas, na percepção dos cuidados maternais por adolescentes que haviam sido amamentados por mais tempo. Os mecanismos pelos quais essas associações se produzem não foram estabelecidos empiricamente. Um mecanismo possível e frequentemente citado é a promoção do apego por meio do aleitamento materno. Outra explicação poderia ser o fato de que a associação entre aleitamento materno e a melhor relação mãe-bebê reflete, pelo menos em parte, os ganhos de funcionamento cognitivo da criança que são atribuídos ao aleitamento materno.

Fonte: Enciclopédia da criança