O psicólogo no contexto da saúde atuará nos aspectos subjetivos que envolvem os processos de saúde e de adoecimento dos sujeitos. Neste sentido, o psicólogo pode atuar em diferentes instituições como hospitais, centros clínicos, secretarias de saúde, etc. Para além das técnicas e dos recursos utilizados na intervenções, existem concepções e visões de homem e mundo que determinará a postura e o trabalho deste profissional.

No campo da saúde construíram-se historicamente dois paradigmas, que repercutem em concepções e atuações diferentes: o modelo biomédico de saúde e o modelo biopsicossocial.

O modelo biomédico é uma visão que considera a doença apenas em seu aspecto biológico, isto é, a patologia seria causada por algum agente patógeno causador de um desequilíbrio e/ou disfunção no organismo. Assim, nessa concepção, saúde seria ausência de doenças. Nesta concepção, o psicólogo seria apenas um auxiliar da tarefa médica, ajustando os comportamentos para o tratamento físico.

Por outro lado, o modelo biopsicossocial considera a saúde como sendo multifatorial, ou seja, ela seria resultado da interação dos processos biológicos, psicológicos e sociais. Nesse sentido, podemos compreender a doença em sua totalidade e contexto, identificando as causas e conseqüências nos diversos âmbitos do homem. Este modelo resgata a complexidade do sujeito e do processos de saúde e adoecimento.

Apesar de tão divergentes, nem sempre a postura assumida pelo profissional pode ser claramente por ele percebida. Assim, na sutileza de sua atuação, cabe a cada profissional refletir sobre qual concepção de homem e de saúde ele tem se pautado, visto que isso é determinante nos objetivos e resultados de sua prática profissional.

Referência: STRAUB, R.O. psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artmed. 2005