Os hábitos saudáveis sempre influenciam uma melhor qualidade de vida, mais bem-estar e mais saúde, independe de homem ou mulher e da idade. As atividades físicas, a alimentação saudável, quantidade adequada de sono sempre são fatores positivos, mas no caso das mulheres que tentam engravidar eles são ainda mais essenciais para o sucesso da gravidez e também para um parto saudável.

Muitos casais têm problemas para engravidar e precisam de optar por tratamentos de fertilidade para terem sucesso na gestação. Nesses casos, os hábitos saudáveis podem influenciar assistencialmente na fertilidade, pois são diversos os fatores que podem ser benéficos ou prejudiciais a fertilidade, tanto feminina quanto masculina.

Quando o casal tem dificuldades de engravidar após um ano de tentativas, o indicado é que se procure uma clínica especializada onde serão investigadas as causas da infertilidade. Durante este período, no entanto, é fundamental que o casal mantenha hábitos saudáveis, como:

Prática de atividades físicas

Alimentação equilibrada

Períodos regulares de sono

Manter-se afastado de vícios: álcool, cigarro e drogas

Fatores de infertilidade

Alguns hábitos diários influenciam diretamente na qualidade do material genético tanto do homem como da mulher e diversos fatores podem influenciar negativamente na qualidade dos espermatozoides e óvulos. Entre os aspectos negativos que devem ser evitados estão:

stress

excesso de peso

sedentarismo

uso permanente de medicamentos

Dessa forma, é importante que antes mesmo de procurar uma clínica e considerar a realização de tratamentos de reprodução assistida, o casal procure ao mesmo tempo as alterações no estilo de vida que vão influenciar positivamente no sucesso da gravidez.

Como inserir novos hábitos no dia a dia?

O suporte do casal um com o outro é fundamental para o sucesso da empreitada. Comecem com o fator sono, pois com a quantidade adequada de sono todas as noites será mais fácil iniciar a prática de desporto e haverá mais disposição para o dia a dia.

A alimentação também será um fator fundamental para regular fatores como peso, stress e nutrientes no organismo, favorecendo ainda a energia, a disposição e o bem-estar. Por fim, comece a praticar desporto regularmente, respeitando os limites do corpo, e com o tempo intensifique a quantidade e a intensidade dos exercícios.

O bem estar passa mesmo por aqui.

Fonte: Blog do Bem Estar