A motivação é uma condição indispensável para alcançar nossos objetivos. A motivação é essa força motriz que surge do nosso interior e nos ajuda a resolver os obstáculos que podemos encontrar, a nos superarmos em nossa tarefa e alcançar com êxito aquilo que nos propusemos a fazer.

A motivação nos impulsiona a um sentido ou outro, dependendo das nossas necessidades e objetivos. No entanto, o primeiro passo em direção ao sucesso é a força de vontade que direcionamos para atingir nossas metas.

Uma vez que temos claro o que desejamos, a motivação nos ajuda a continuar mantendo um certo equilíbrio, e a colocar em marcha as ações necessárias para o futuro.

Existem diferentes tipos de motivação: a motivação profissional, motivação pessoal, motivar os outros, motivar os alunos, etc. Mas a motivação da qual iremos tratar aqui é resultado do que se deve fazer de fato para nos motivarmos ou motivar alguém, em qualquer situação que seja. Quer ver?

Conselhos para aumentar a motivação

Positivismo

Ser positivo é a melhor opção para motivar os outros ou a si mesmo. É a melhor opção para continuar em frente e tirar forças de onde não temos. Nem tudo será um mar de rosas, e é melhor que seja assim. Isto nos forçará a ver o lado positivo das coisas, a nos superarmos e a seguirmos pelo caminho correto.

Em vez de nos queixarmos e focarmos no que não nos agrada em uma situação, coloquemos o foco da nossa atenção na parte positiva e no que pudermos aprender da experiência que estamos atravessando.

Comprometimento

Aquilo que você quer conseguir requer um compromisso. Estamos falando de algo sério. Se você quer conseguir alguma coisa, comprometa-se de verdade, estabeleça uma data!

Se estamos motivando alguém, conscientize-o deste tipo de compromisso. Normalmente, temos a tendência a nos comprometermos com palavras, mas não com ações. Nos tornamos vagos e relaxados, o que consequentemente se manifesta na frustração de não conseguir aquilo que desejávamos. Sejamos sérios com o que queremos.

Competição

Competição, no sentido estrito da palavra, pode ser entendido como algo que implique em superar os outros, custe o que custar. Não é disso que estamos falando.

Este tipo de competição é uma competição amigável, não para pisar nos outros, mas para sermos a melhor versão de nós mesmos. É a nossa meta, não a meta dos outros. Ser o primeiro não significa ser o melhor. Tenha isso em mente.

Use a competição para lhe dar apoio, para se motivar, use-a como algo bom. As pessoas competitivas muitas vezes se transformam em egoístas, não ajudam os outros e querem apenas superá-los. Aqui, você quer superar a você mesmo, não aos outros. Só importa você e o seu objetivo. Tenha isto bem claro.

A importância de um diário

Isto não significa escrever o que você fez durante o dia, e sim manter um registro dos seus avanços e retrocessos. Um diário o ajudará a se organizar, a saber qual o passo seguinte, a resolver problemas que tenham surgido e a analisá-los para colocar em pratica a sua solução.

Escrever o seu objetivo e lê-lo todos os dias várias vezes também pode ser um ponto de apoio.

Visualize a meta

Uma chave da motivação é visualizar-se alcançando a sua meta. Como você se vê então? Como você se sentirá? Pensar nisso ajudará a manter a motivação e a não desanimar diante dos problemas que podem surgir.

Inspiração diária

A inspiração é muito importante para que o caminho em direção a sua meta vá dando frutos. Não é necessário esperar que ela apareça do nada; nós podemos buscá-la! Onde? Em qualquer lugar. Sinta-se receptivo para encontrar a inspiração em qualquer coisa, lugar, acontecimento… Aproveite isso.

Premie-se

Nem tudo é trabalho, trabalho e trabalho. Quando você alcançar um objetivo, quando conseguir superar um obstáculo que o aproxima mais da sua meta, respire e dê a si mesmo uma recompensa. Pode ser um pequeno descanso, algo que você tinha muita vontade de comprar, uma pequena viagem, o que for. Você precisa se recompensar por aquelas pequenas coisas que for alcançando. Para que? Para que a motivação não diminua, para que você continue ativo e com força nos seus propósitos.

Estes são alguns dos passos que deveríamos seguir para nos mantermos motivados ou motivar alguém. Está claro que a lista é grande e pode se estender o quanto quisermos. Também é verdade que dependendo da sua personalidade, algumas coisas podem funcionar e outras não.

Fonte: A mente é maravilhosa