Há crianças que têm o vício de passar horas e horas em frente a TV. Mas será que esse comportamento é mesmo prejudicial? Veja o que diz a Associação Americana de Pediatria

Lá em casa, são geralmente eles os reis do comando. Mas, sobretudo quando são mais pequenos, esta é uma forma de distração a evitar. A American Academy of Pediatrics recomenda que crianças com menos de dois anos não vejam televisão e que a partir dos três assistam, no máximo, a duas horas por dia. Não respeitar estas regras pode ter um impacto negativo no desenvolvimento infantil, concluiu um estudo norte-americano.

Segundo a investigação realizada com mais de três mil crianças com três anos, as que viam televisão em excesso apresentavam maior risco de ter um comportamento agressivo. O efeito parece ocorrer também em crianças que não estão expostas diretamente ao aparelho. Os autores dizem existir três explicações:

1. As crianças que assistem sistematicamente a atos de violência tornam-se insensíveis aos mesmos.

2. Pais que não impõem limites no que toca à televisão provavelmente também não definem regras noutras áreas da educação, como o tempo de sono.

3. Enquanto veem televisão, as crianças não participam em outras atividades, como brincar, que beneficiam o seu desenvolvimento social.

Assim, compreende-se a importância dos limites no tempo em frente à tv. A criança deve aprender desde cedo outras atividades que estimulem seu desenvolvimento e favoreça suas relações e convivência com seus pares e outras pessoas. Nada deve ser liberado em excesso. E a TV tem se tornando a grande válvula de escape e entretenimento nos ambientes familiares. Vale a pena repensarmos algumas atitudes!

Fonte: Sapo