Sempre tive o gosto pelas viagens e comecei a viajar muito cedo. Mais tarde, tive a sorte de trabalhar numa companhia aérea e, por isso, continuei a visitar imensos países lindíssimos, a perceber outras culturas e formas de estar. Encontrei o interesse e a prática para levar ao mundo da criança os afetos e a qualidade do tempo em família.

Por este motivo, e por achar que todas as crianças merecem o melhor, decidi estudar e trazer para Portugal algumas dessas matérias que faço refletir nos meus trabalhos e nos meus livros de conto infantil. Encontrei algumas pessoas experientes, a nível nacional e internacional, que se interessam e estudam com resultados no seio das famílias e que comprovam que é possível mudar, melhorar e ajudar o mundo da criança.

A hora de dormir assumiu desde sempre, na generalidade das famílias, um momento e intimidade e de partilha entre pais e filhos, em que as histórias de encantar tinham um papel de destaque. Recordar esses momentos traz à memória de toda uma geração boas e gratas recordações, momentos em familia cheios de afeto e intimidade em que a história preferida era repetida noite após noite, pela voz tranquilizante de um dos progenitores, através de livros cuidadamente ilustrados, plenos de imagens mimosas a reter o olhar dos mais pequenos que seguiam as histórias atentamente até o sono chegar. Mas será que as crianças de hoje em dia vão poder ter este tipo de recordações daqui a alguns anos?

Com a vida agitada da maior parte das famílias, a tradição de contar histórias aos mais novos diariamente quando chega a hora de dormir foi-se perdendo e, de acordo com os especialistas, é urgente resgatá-la, fomentando os momentos de união entre pais e filhos. Para Mário Cordeiro, um excelente pediatra e autor de "O Grande Livro do Bebé", "O Livro da Criança" e "O Grande Livro do Adolescente", "as histórias infantis não existem por acaso, foram-se desenvolvendo ao longo do tempo, com vista a dar prazer, a ensinar, a entreter e a exemplificar, mas também a veicular modelos, conceções, dilemas éticos e normas de conduta, assim como a revelar eventuais percursos de vida".

Numa altura em que existem cada vez mais livros infantis nas livrarias, e uma variedade crescente de histórias on-line é fundamental saber escolher o tema que melhor se adequa a cada criança, tendo sempre presente a sua idade, os seus interesses e a mensagem e valores que cada história transmite e que se adaptam a cada faixa etária.

É importante escolher livros que utilizem uma linguagem positiva e que transmitam os valores, os afetos, a realidade e um pouco de fantasia porque isso é muito importante para a formação intelectual e criativa da criança. Além dos momentos de afeto e segurança, o adulto passa à criança o mundo da fantasia, ao mesmo tempo repleto de factos concretos da vida real.

Fonte: Sapo