Por Míriam Cruvinel

"Feche seus olhos. Inspire profundamente …. agora solte o ar … vagarosamente. Imagine que na ponta do seu nariz existe um lápis colorido… Você pode escolher a cor do lápis… Tente com sua cabeça …. fazer um número oito na horizontal… Faça este movimento mais três vezes … não esqueça da respiração. Inspire…. e expire…."

Relaxamento é uma habilidade que envolve a aprendizagem e portanto a aquisição de novos hábitos, por isso requer muita prática e treinamento. O objetivo da técnica de relaxamento é proporcionar maior conscientização corporal, aperfeiçoar o conhecimento das sensações do corpo, das emoções e sentimentos.

Todos nós sabemos que não "nascemos" tensos ou estressados. Na verdade nós "ficamos" tensos e ansiosos. Já que aprendemos a ficar tensos, podemos também "desaprender". Ou seja, podemos aprender a relaxar, a ficar calmo e tranquilo. Para atingir essa estabilidade emocional precisamos de muita prática e treino. A prática do relaxamento, no início será difícil, pois não estamos acostumados a utilizá-la. É preciso deixar o relaxamento se tornar um hábito em nosso vida, pois somente dessa forma teremos uma vida mais saudável.

Com a prática do relaxamento as pessoas tornam-se mais conscientes de suas tensões e a partir daí se tornam mais capacitados a diminuírem as tensões e dores musculares. O relaxamento contribui para diminuir o stress, aliviar tensão e dores musculares e minimizar a ansiedade.

possuir esta finalidade, o relaxamento pode beneficiar qualquer pessoa, desde crianças, adolescentes e adultos. Pessoas normalmente ansiosas, agitadas e irritáveis certamente se beneficiarão muito com esta técnica.

relaxamento pode ser praticado a qualquer hora do seu dia. Existem pessoas que o praticam mediante situações ansiógenas, por exemplo antes de uma reunião importante ou antes de uma prova na escola. Outras pessoas praticam o relaxamento antes do sono e outros ainda o fazem pela manhã ao se levantar. O horário para praticar o exercício depende da necessidade de cada pessoa.

Durante o exercício de relaxamento é extremamente importante a educação da respiração. É necessário uma respiração profunda, caracterizada pela calma e serenidade. O principal músculo da respiração é o diafragma. A contração do diafragma alonga os pulmões, provocando a inspiração (movimento de puxar o ar para dentro), já a compressão do abdome, provoca a expiração (movimento de expulsar o ar). Os dois movimentos são essenciais para garantir uma boa respiração, durante o relaxamento.

E as crianças, podem praticar o relaxamento?

As crianças não só podem como precisam fazer o relaxamento. Assim como os adultos, as crianças também vivenciam situações diárias de stress e ansiedade e portanto também se beneficiam com a técnica de relaxamento.

O relaxamento infantil pode ser usado por qualquer criança. Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se bem melhor após o exercício.
Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais centrada em suas sensações.

No início, a criança precisa de auxílio para aprender a relaxar, principalmente as crianças menores. Por isso, é importante, que os pais estejam presentes e encorajem os filhos a aprender. Em princípio, assim como o adulto, a criança pode apresentar alguma dificuldade para se concentrar e consequentemente relaxar, mas aos poucos, o relaxamento vai se tornando uma brincadeira divertida e um hábito prazeroso.

Fonte: psicologia Transpessoal