A princípio denominada "ginástica de pausa para operários", surgiu em 1925, na Polônia. Depois foi sendo aderida também em outros locais como a Holanda, a Rússia, a Bulgária, a Alemanha, etc. Em 1928 chegou ao Japão, sendo aplicada nos trabalhadores do correio, e após a Segunda Guerra Mundial, espalhou-se por todo o país.

Como resultados, observou-se a diminuição dos acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhoria das condições dos trabalhadores. Hoje, mais de 1/3 dos trabalhadores japoneses a praticam diariamente.

Atualmente, menos pessoas são "consumidas" pelo trabalho do que no século XIX, mas em compensação a automação, a informatização e o avanço tecnológico fizeram com que muitos trabalhadores sejam "operadores de máquinas", ao mesmo tempo que afastou os trabalhadores uns dos outros, tornando o trabalho exaustivo e exigente. Mais do que nunca as pessoas trabalham sozinhas, sendo pressionadas por metas e tarefas a cumprir.

Devido a todas essas particularidades decorrentes da globalização, os trabalhadores hoje necessitam mais que nunca de uma atividade física, e se ela acontece no meio de seu expediente, no ambiente de trabalho, e ainda promove interação, descontração e relaxamento de corpo e mente, torna-se ainda mais indispensável.

Principais Benefícios

Promove o combate e prevenção das doenças profissionais;

Promove o combate e prevenção do sedentarismo, estresse, depressão, ansiedade, etc;

Melhora da flexibilidade, força, coordenação, ritmo, agilidade e a resistência, promovendo uma maior mobilidade e melhor postura;

Promove a sensação de disposição e bem estar para a jornada de trabalho;

Reduz a sensação de fadiga no final da jornada;

Melhora da auto-estima e da auto-imagem;

Combate as tensões emocionais;

Melhora da atenção e concentração as atividades desempenhadas;

Favorece o relacionamento social e trabalho em equipe;

Melhoria das relações interpessoais;

Reduz os gastos com afastamento e substituição de pessoal;

Diminui afastamentos médicos, acidente e lesões;

Melhora da imagem da instituição junto aos empregados e a sociedade;

Fonte:InfoEscola