Por Mara Suassuna

Nossa sociedade funciona com base no capitalismo, na qual pessoas são produtos e produtos, depois de utilizados, são descartados. Isso acontece nas relações de trabalho, nas relações afetivas, enfim, na vida. Depois de extrair o suco das frutas, joga-se o bagaço fora. Roupas que vestem e protegem o corpo, com o tempo são descartadas. É assim com coisas, objetos... E assistimos isso acontecer também nas relações amorosas.

Mulheres são descartadas e trocadas por mulheres mais jovens porque já perderam o vigor da idade. São substituídas por outras mais jovens que o tempo inexorável tornará velhas um dia. Assim como um celular velho é trocado por um de última geração. Me pergunto até onde iremos com nossos descartes de humanos e de objetos.

Palavras de ordem como amor, respeito, verdade, ética são palavras que ficam apenas escritas no papel. Nas relações, parecem apenas simples letras organizadas sem valor e sem utilização. Ao assistir a votação em relação ao impeachment, fiquei me perguntando sobre como as pessoas falam sem ao menos buscar a congruência daquilo que falam. Parece que o discurso é feito apenas de palavras proferidas e não sentidas.

Vejo o sofrimento de muitas mulheres que se sentem descartadas e usadas. Isso me faz pensar sobre o valor de um ser humano. Será que ele pode ser mensurável? Como avaliar isso? Pelo que faz? Pelo que serve? Pelo tempo de uso? Pelo valor financeiro agregado? Enfim, qual o valor de um ser humano.

Convido você a pensar sobre seu valor como pessoa, como profissional, como ser humano. Tem gente que atribui o valor a si mesmo a partir dos valores do mercado. Outros valem o que os outros avaliam. E outros sabem o seu verdadeiro valor e isso basta!

Precisamos aprender a ser quem somos, saber nosso valor e se colocar nas relações sem fragilidade, sem medo. A vida é dinâmica e quem perde é quem descarta. Melhore sua autoestima, olhe-se no espelho e veja quem você realmente é: um ser humano que tem valor incalculável e, por isso, merece todo respeito. Aqueles que tratam pessoas como coisas acabam sendo descartados um dia. Afinal, o que tem valor na vida são as relações e não as coisas, pois essas se deterioram, ficam rotas, velhas, gastas. Pessoas não! Cuide de você, afinal, você é pessoa e não coisa.

Fonte: Ludovica