Já reparou que, ao entrar nas redes sociais pela manhã, há sempre um post de alguém reclamando de insônia? Com todas as coisas boas (tecnologia, entretenimento, entre outros) e ruins (estresse, ansiedade, depressão etc.) do mundo moderno, a insônia é um mal cada vez mais frequente na população mundial.

Há diversos riscos relacionados aos distúrbios do sono. Entre os mais relevantes estão a fadiga, o cansaço, dor de cabeça, desatenção, sintomas depressivos, sonolência diurna, dores musculares e a irritabilidade. Alguns problemas até podem ser resolvidos por meio de medicamentos receitados a partir de diagnósticos médicos, mas alguns distúrbios também podem ser solucionados com ajuda de cuidados simples no dia a dia.

Vale a pena, por exemplo, manter os horários para dormir e acordar durante os finais de semana. Outra dica é evitar trabalhar, estudar ou comer na cama. O quarto serve para dormir e namorar, apenas. Evite ler e assistir à televisão antes de dormir, desligue os aparelhos eletrônicos com acesso a internet. Para a maioria das pessoas fazer atividade física no período noturno pode atrapalhar a qualidade do sono.

Outra boa ideia é tomar um chá ou banho quente antes de dormir. Alimentos estimulantes como café, chá preto e chocolate não devem ser consumidos após as 18h. Bebidas alcoólicas podem até ajudar a começar o sono, no entanto, esse sono dura pouco. Refeições mais leves ajudam na digestão mais rápida. E por último, mas não menos importante, fique atento a temperaturas. Se aqueça nos dias frios e se resfrie nos dias quentes.

Fonte: Ludovica