Existe uma "força" extraordinária que a grande maioria das pessoas não dá muita importância, mas que tem o poder de transformar a vida de qualquer um.

Essa força é o poder da consistência.

As pequenas ações que fazemos no nosso dia a dia, se somadas ao longo de um determinado período de tempo, podem ser a diferença entre uma vida de sucesso e uma vida de fracasso.

Muitos acreditam que o sucesso ou o fracasso de alguém tem relação com a sorte.

E isso é uma grande bobagem.

O grande escritor e filósofo de negócios Jim Rohn dizia que há uma fórmula certa tanto para o fracasso como para o sucesso.

Segundo ele, o fracasso nada mais é do que pequenas ações erradas que fazemos todos os dias, que, ao longo do tempo, se transformam em uma grande catástrofe.

Mas o mesmo pensamento pode ser aplicado ao sucesso.

O sucesso acontece então quando fazemos pequenas ações corretas todos os dias.

Nada acontece da noite para o dia.

Essas verdades podem e devem ser utilizadas também quando o assunto é a nossa motivação pessoal.

Tudo tem relação com nossos hábitos diários.

Por isso, listarei alguns hábitos de motivação que você e eu devemos adotar diariamente se quisermos ser pessoas mais felizes e produtivas.

1 – Foque sempre nas soluções e nunca nos problemas


Quando estiver passando por qualquer adversidade, foque SEMPRE em buscar soluções e jamais coloque sua atenção nos problemas.

Normalmente, o que acontece é justamente o contrário. As pessoas se desesperam e focam nos aspectos negativos das adversidades, bloqueando o raciocínio que poderia levá-las às soluções.

E isso mina a energia de qualquer um e nos desmotiva completamente.

2 – Tenha metas diárias para as principais áreas de sua vida


Identifique os aspectos que você pode melhorar nas principais áreas de sua vida, como:

Dieta

Exercícios físicos

Estilo de vida

Relacionamentos

Espiritualidade

Trabalho

Faça um voto e discipline-se para melhorar cada uma dessas áreas todos os dias.

Você terá uma grata surpresa ao entender que pequenas mudanças positivas nesses aspectos de sua vida proporcionarão resultados extraordinários em muito pouco tempo.

3 – Pare de se criticar


Qual foi a última vez que você se perdoou por algum erro que cometeu no passado?

Qual foi a última vez que você sentiu orgulho de um trabalho bem feito que você realizou?

Tire um tempinho todos os dias para enxergar os esforços que você faz para completar tarefas difíceis e achar soluções para os problemas que aparecem ao longo da sua caminhada.

É impossível que você tenha uma vida cheia de motivação se você se critica o tempo todo.

Deixe o perfeccionismo de lado, pois ele atrapalha mais do que ajuda.

4 – Desligue a televisão e leia livros de desenvolvimento pessoal


Poucas coisas têm o poder de tirar mais a nossa motivação e fazer com que percamos o foco das coisas realmente importantes do que a televisão.

Há muitos anos eu não assisto mais televisão e adotei o hábito de ler livros de desenvolvimento pessoal ao invés de perder horas à frente da telinha.

Bem, confesso que ainda assisto filmes e algumas séries, mas apenas algumas horas na semana e apenas coisas que considero boas para meu desenvolvimento.

Noticiários nem pensar, pois a maioria das notícias querem mostrar os aspectos negativos da nossa sociedade e deixam de mostrar tantas coisas boas que também acontecem.

Concluindo...


Nossos hábitos têm uma relação direta com os níveis de motivação que desenvolvemos. É nossa inteira responsabilidade desenvolvermos bons hábitos para que possamos ter mais qualidade de vida e sermos mais produtivos e felizes.

Se você sente desmotivado, comece a agir AGORA mesmo em melhorar seus hábitos, mesmo que seja para fazer pequenas mudanças.

A ação sempre dá início à motivação.

Um grande abraço pra você.

- Tiago Simões