Há muito tempo, os contos de fadas encantam crianças e adultos. Por que será que mesmo com todas as transformações que aconteceram de geração em geração essas histórias não perderam sua importância? O que as faz tão interessantes para as crianças?

Nas narrativas, os personagens principais são quase sempre heróis e heroínas que precisam superar obstáculos para alcançar sua realização. Os perigos e decepções que acontecem durante a trajetória são determinantes para que o protagonista cresça, torne-se mais forte e aprenda mais sobre si e sobre a vida.

Ao entrarem em contato com as histórias, as crianças encontram personagens e eventos com os quais se identificam e que as ajudam a compreender e nomear as vivências pelas quais estão passando. Assim, muitas das angústias infantis, como as relacionadas ao amadurecimento, à construção da própria identidade e ao lugar ocupado na família, podem ser elaboradas de modo lúdico, tornando-se menos assustadoras. Isso ocorre inclusive porque a criança não se sente tão só em sua empreitada em direção ao crescimento: os contos contribuem para que perceba que seus sentimentos e sensações são algo socialmente compartilhado.

As narrativas são muito ricas e cheias de símbolos que comportam mais de uma interpretação. Cada um vivenciará as histórias a partir de um olhar. Não é possível esgotar essas compreensões, mas sim apresentar alguns olhares possíveis. Para isso, pode-se utilizar referências paras as análises, como os livros "A psicanálise dos contos de fada", do psicanalista Bruno Bettelheim, e "Fadas no Divã", de Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso.

Convidamos você a mergulhar nesse encantador mundo de histórias, criaturas mágicas, aventuras e aprendizagens!

Fonte: Toda criança pode aprender