Há muito se sabe que a criança difere do adulto não só devido à sua estatura e desenvolvimento físico. Sendo o desenvolvimento um processo integral que envolve aspectos físicos, cognitivos e afetivos, compreendemos que a criança possui uma forma de ver, de se relacionar e entender o mundo diferente da do adulto. A lógica do adulto não é a mesma da criança, as lentes que utilizamos para ver e interpretar o mundo são diferentes! A linguagem abstrata e figurada do adulto é capaz de fazer com que simples frases, cenas e situações sejam compreendidas pela criança de um modo completamente diferente e, por vezes, confuso para ela. Cabe a nós, adultos, tornar as crianças mais propícias a seu desenvolvimento, estimulando suas descobertas e aprendizagens... só não podemos nos esquecer neste percurso que elas continuam sendo crianças, pensando e agindo como crianças, o que requer de nós paciência para entendê-las, afinal também fomos crianças um dia.

Qual lógica tem prevalecido na relação que temos com nossas crianças? Existe uma relação de respeito e busca por compreensão do outro? Ou prevalece a lógica do mais forte?

"A criança não sabe senão viver sua infância. Conhecê-la pertence ao adulto. Mas o que é que vai prevalecer nesse conhecimento: o ponto de vista do adulto ou o da criança?" (Wallon, A evolução psicológica da criança)

Por Stéfany Bruna

Fonte: Criança em Questão