Inquietações, dúvidas, angústias, medos… Estes sentimentos não são privilégio dos adultos. A criança os tem e muitas vezes não sabe como lidar com eles. Confira aqui quatro obras infantis que o ajudarão no seu trabalho com a criança pequena, para que ela possa entender e encarar alguns dilemas.

A proposta não é oferecer receitas prontas para superar angústias e medos, muito menos dizer o que é certo ou errado, como verdades únicas. Os livros que selecionamos aqui, indicados pelo site "Educar para Crescer", pretendem ajudá-lo a mobilizar e despertar emoções e sentimentos nos pequenos, reconstruindo visões sobre determinados assuntos até então desconhecidos ou complexos ao universo infantil. É claro que lê-los unicamente não significa ter todas as respostas. É preciso que o diálogo permaneça e que se estenda aos outros momentos da criança, como os vivenciados em família. Por isso, confira a lista e a compartilhe com os pais:

Conta de Novo - De Jamie Lee Curtis (Salamandra). É a história de uma menina adotada, que resgata todas as emoções de seu nascimento e a chegada à nova família por meio da narrativa da mãe. Ideal para crianças de 5 e 6 anos.

Mamãe botou um ovo - De Babette Cole (Ática). De forma bem-humorada, o livro aborda o nascimento dos bebês, um dos temas que mais geram curiosidade entre os pequenos. Recomendado para crianças entre 3 e 7 anos.

Com o tempo – De Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso (Peirópolis). Belas ilustrações alternam experiências cotidianas e etapas do nosso crescimento e amadurecimento, mostrando que, com o tempo, quase tudo passa e a gente muda. Crianças de 5 a 7 anos vão gostar.

A preciosa pergunta da pata - De Leen Van den Berg e Ann Ingelbeen (BrinqueBook). A mãe pata perdeu seu filho e quer saber para onde vamos quando morremos. Ela escuta várias explicações e entende que não há uma resposta única para responder aos mistérios e dilemas que enfrentamos. Leitura indicada para crianças a partir de 1 ano

Fonte: FMCSV