Por Karina Campos

O toque é um sinal, ou um vocabulário (sem palavras) humano universal que tem o mesmo significado no mundo todo. O toque comunica uma variedade de emoções mais extensas do que gestos ou expressões, podendo, às vezes, gerar uma comunicação mais rápida e precisa do que as palavras.

O toque é a primeira linguagem que aprendemos devido o contato com a mãe, o pai e outras pessoas que convivemos, portanto continua sendo o meio mais rico de nos comunicarmos e expressarmos nossas emoções.

Tyffany Field, do Instituto de Pesquisa sobre o Toque descobriu que uma massagem nos pés não só suaviza a dor, como pode aliviar depressão e fortalecer os relacionamentos, principalmente da pessoa que é massageada e de quem massageia.
Matthew Herstenstein, da Universidade DePauw, através de uma pesquisa com voluntários identificou 70% de acertos sobre sensações e sentimentos produzidos pelo toque, concluindo que o toque é um sistema de sinais mais complexo do que um gesto para intensificar emoções.

Nos relacionamentos o toque aumenta a confiança, diminui o estresse e aumenta a Oxitocina, hormônio liberado após um toque que produz sensação de confiança. O toque também reduz os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

Portanto, para os massoterapeutas que atuam nas empresas onde o nível de estresse é alto, é importante ter a consciência de que a responsabilidade do toque com a qualidade da massagem irá produzir sensações que podem variar de acordo com cada cliente, sobretudo estarão trabalhando na redução do estresse.

Fonte: psicologiadotrabalhobh.blogspot.com.br/2012/03/importancia-do-toque.html" target="_blank">psicologia do Trabalho / The New York Times