Uma pesquisa realizada pela Education Endowment Foundation, ong britânica que trabalha com educação para famílias de baixa renda, mostrou que crianças que tiveram filosofia na escola aprenderam matemática, leitura e escrita (no caso de inglês, a língua do país) com mais facilidade.

Pesquisa mostra que acesso à biblioteca contribui para aprendizado infantil
A pesquisa acompanhou e avaliou turmas com cerca de 3 mil crianças, de 48 escolas espalhadas pela Inglaterra, com idades entre nove e dez anos e os resultados indicaram que as com aulas de filosofia, as crianças avançaram o equivalente a dois meses de aulas no aprendizado. Além disso, crianças que tinham dificuldades de aprendizado avançaram cerca de quatro meses em leituras, três meses em matemática e dois meses em escrita.

Infraestrutura inadequada das escolas causa prejuízos ao aprendizado
Mas as aulas de filosofia trouxeram muitos outros benefícios. De acordo com os professores, as crianças se mostraram mais abertas a ouvir os colegas, mais confiantes e mais à vontade para fazer questionamentos. Além disso, dois anos após a conclusão do experimento, os alunos continuaram a mostrar mais facilidade nos estudos.

Este estudo nos mostra a importância de compreender o desenvolvimento da criança e o funcionamento psíquico de modo integrado. A estimulação de uma área potencializa também outras habilidades. Assim, uma criança que é estimulada a refletir, questionar e encontra-se bem afetivamente pode apresentar melhor desempenho em habilidades de leitura, escrita e matemática. Ampliar o olhar sobre os processos de desenvolvimento da criança é fundamental para que pais e professores possam utilizar e valorizar os recursos diversos de potencialização da aprendizagem.

Fonte: Catraquinha