Dizem os sábios que as crises são ótimas oportunidades para aprendizados e mudanças. Seguindo essa linha, que tal transformar a crise hídrica em atividades na creche e pré-escola para a conscientização da importância de se assumir uma postura sustentável à preservação do Planeta?

O outono e o inverno sempre foram marcados não só por temperaturas baixas, mas, também, por períodos de seca. Juntando essa realidade anunciada à falta de água, temos um cenário pouco otimista para os próximos meses. Como educador é o momento de usar a crise hídrica para fortalecer a consciência ambiental da criança pequena.

Veja estas dicas para inspirar atividades sobre o meio ambiente:

1. Limites para o consumo de água – Crianças pequenas têm de ser orientadas sobre os limites para o uso de água em cada atividade. Nada melhor do que mostrar esse uso de forma concreta, usando canecas, bacias e baldes, porque dão dimensão do quanto gastamos e do quanto desperdiçamos. Regar plantas, escovar os dentes, lavar as mãos… Tudo pode ser medido e transformado em conscientização.

2. Reutilização – É importante que a criança saiba a diferença entre tarefas que devem ser realizadas com água potável e aquelas em que é possível utilizar outro tipo de água. Beber, cozinhar, lavar as mãos e tomar banho: água potável. Lavar o chão, carro, regar plantas, dar descarga: água não potável.

3. Água da chuva - A água da chuva também pode ser recolhida para utilização em atividades domésticas, mas, para isso, precisa ser armazenada corretamente, evitando doenças como a dengue (outro tema a ser abordado). Essa água pode ser coletada das calhas e armazenada em cisternas. Vale navegar no site do movimento "Cisterna Já" para mostrar à criançada como construir uma cisterna e incentivá-los a levar essa ideia aos seus pais.

Fonte: FMCSV