Criança adora correr, pular, saltar… Ninguém tem dúvida disso. Mas, como educador, é importante reservar um tempo no dia a dia na sala de aula para que a criança pequena possa participar de jogos que estimulem várias habilidades, como concentração e raciocínio lógico, mantendo-se no seu lugar, em um ambiente tranquilo.

O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Por meio dele, é possível refletir sobre a realidade, a cultura local e, ao mesmo tempo, questionar regras e papeis de cada um.

Jogando, a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Também estimula a psicomotricidade, favorecendo a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação.
Jogar é importante para deixar a criança relaxada, entendendo que há momento para tudo, inclusive para pensar com calma e aguardar a vez. Os jogos com regras exigem raciocínio e estratégia, além de impor limites que acabam favorecendo as relações com outras crianças e adultos.

Junta-se a tudo isso a possibilidade de construir esses jogos, estimulando o trabalho em equipe, além de ressaltar a questão do meio ambiente, já que a matéria-prima ideal para essa construção é o material reciclável.
Destacamos aqui uma sugestão para você adaptar à realidade de seus alunos. Você encontra outras ideias criativas no blog Alfabetização. Boa diversão!

JOGO LINCE

Material: revistas e encartes de propaganda de supermercados repetidos, cartolina, cola, tesoura.

Como construir o jogo: peça a uma parte da turma que encontre figuras nas revistas e encartes. A outra parte deve achar as mesmas figuras nas outras revistas e encartes repetidos. Você escolha 20 delas e cola em uma cartolina. Separa 20 iguais para o jogo. Faz isso com mais figuras e cartolinas, formatando 4 ou 5 tabuleiros.

Como jogar: divida a turma em grupos de 4 crianças. Para cada um, dê um tabuleiro (cartolina). Distribua as 20 cartas para cada criança do grupo (5 cartas para cada uma). Peça que todos fiquem atentos. Ao seu sinal, que pode ser um apito, um bater palma ou qualquer outro estímulo, as crianças devem colocar suas figuras sobre as correspondentes, no tabuleiro. Ganha quem conseguir primeiro colocar todas corretamente.

Fonte: FMCSV