Lavar a louça atentamente pode garantir uma desintoxicação eficaz para mentes exaustas. É o que sugere um novo estudo publicado recentemente na revista científica Mindfulness e realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida em Tallahassee, nos Estados Unidos.

Para a pesquisa, foram recrutados 50 estudantes com idade média de 20 anos. Metade leu um trecho de 230 palavras, onde destacava-se a experiência sensorial de lavar a louça. Em seguida, eles tiveram que lavar 18 pratos limpos. O outro grupo leu um texto do mesmo tamanho, mas que explicava sobre técnicas ideais para lavar a louça corretamente. Eles então lavaram a mesma quantidade de pratos. Ao fim do experimento, todos os indivíduos interpretaram as leituras verbalmente e por escrito.

Para chegar as conclusões, os pesquisadores avaliaram, antes e depois da atividade, traços positivos e negativos da personalidade, estado de atenção e bem-estar psicológico. Os resultados mostraram que o nervosismo diminuiu 27% naqueles que lavaram a louça com atenção plena e a inspiração mental aumentou 25%. De acordo com os pesquisadores, ambas as mudanças foram estatisticamente significativas.

Lavar a louça atentamente também provocou sensação do tempo passava mais devagar. Estudos têm associado a percepção de alteração do tempo com um aumento na sensação de bem-estar. Não houve a mesma alteração no grupo de controle.

Meditação – O termo em inglês mindfulness pode ser traduzido para o português como "atenção plena" e é uma técnica que se refere tanto a um estado cognitivo pacífico quanto a uma forma popular de meditação terapêutica, capaz de acalmar a mente e o corpo ao concentrar a atenção em um objeto ou atividade, como a respiração. Segundo o estudo, atividades do cotidiano podem fornecer oportunidades para a prática informal.

Fonte: VEJA