Lidar com a própria personalidade é uma tarefa nem sempre fácil, já que ela pode influenciar em várias áreas da vida. O seu "tipo de personalidade" pode, por exemplo, interferir nos hábitos de sono. Não é que personalidade seja um fator significativo ou decisivo quando se trata do nosso padrão de sono, mas a forma como nos comportamos pode nos afetar sutilmente enquanto dormimos.

Você é do tipo madrugador? A genética pode determinar isso. A diferença entre os que ficam acordados até tarde e os que acordam cedo pode estar no nosso próprio relógio interno. Os madrugadores são, em grande parte, determinados pela genética. Além disso, aqueles que gostam de acordar cedo relatam ser mais felizes e tendem a ser mais persistentes do que aqueles que dormem tarde. Pesquisas também sugerem que os madrugadores podem estar mais descansados.

Agora, se você é uma daquelas pessoas que "pensam demais", pode ter um pouco de dificuldade em deixar de lado os fatores estressantes, principalmente quando você vai para a cama. Já os extrovertidos podem ter um sono melhor. Em um estudo publicado na Revista Health Psychology, os pesquisadores descobriram uma relação entre esses indivíduos e um bom sono. A mesma associação foi encontrada em indivíduos com alta capacidade de consciência e afabilidade.

De acordo com uma pesquisa publicada na Revista Personality and Individual Differences, as pessoas noturnas podem buscar mais sensações ou novidades. Aqueles que exibem traços de neuroticismo podem ter um aumento na reatividade ao estresse, o que poderia levar a distúrbios do sono e insônia, de acordo com 2.013 resultados publicados na Revista Sleep Medicine Reviews.

No entanto, os especialistas destacam que os tipos de personalidade têm pouca influência em comparação com outros fatores externos em seu ambiente de sono.

Fonte: Ludovica