Em algum destes momentos, será inevitável, as quedas e os arranhões vão surgir.

Aliás, será difícil encontrar uma criança que não tenha, regularmente, os joelhos esfolados. Seja pela queda provocada por um empurrão distraído, ou porque andou a empoleirar-se. Este treino, as quedas, ajudam a crescer, a fortalecer a personalidade.

Por isso, os arranhões são normais nesta fase. Mas, mesmo sendo pequenos cortes, convém atuar de forma a prevenir o aparecimento de infeções, que podem tornar-se em situações mais graves.

Uma ferida é algo "anormal" na pele e estando desprotegida pode permitir a entrada no organismo de bactérias nocivas, oportunistas. Quando se abre uma ferida, o ideal será lavar, desinfetar e manter a zona limpa.

É preciso ter cuidado porque um pequeno arranhão pode infetar e tornar-se num problema de saúde mais grave.

A pele é um órgão extremamente sensível e uma barreira eficaz contra as bactérias. Mas se estiver danificada pode tornar-se mais vulnerável a infecções. Isto pode ser o resultado de um corte, uma escoriação, uma bolha, uma queimadura ou pode ser o resultado de pele gretada devido a má hidratação.

É na primeira fase de cicatrização que uma ferida fica mais susceptível a infeções. Por isso, deve atacar o problema logo no início com recurso, por exemplo, a um spray anti-séptico. Convém, por isso, ter sempre à mão e garantir que existe na enfermaria da escola.

Depois, é aconselhável ir cobrindo a ferida com um creme desinfetante que ajude a cicatrização da pele.

Os conselhos são válidos também para os adultos que, muitas vezes tendem a ignorar pequenos cortes que acabam por infetar. Tratar é sinal de cuidado e não de fraqueza!

Fonte: SAPOLifestyle