Por Tallita Guimarães

Se você acha que o estresse é só para os adultos, está enganado. As crianças também podem ser vítimas do excesso de informação e da sobrecarga. Um levantamento realizado pela International Stress Management Association, no Brasil, feito com 220 crianças entre 7 e 12 anos, revelou que oito a cada dez crianças apresentam alteração comportamental devido o estresse infantil. Esse foi o assunto discutido no Momento Ludovica Maternidade, na Rádio CBN, na última quinta-feira (30).

De acordo com a psicóloga, Aline Barcelos, famílias que são muito agitadas podem levar os filhos ao estresse. "Os filhos acabam entrando na rotina alucinada da casa. Desde muito cedo, as crianças aprendem a se comportar e a pensar de forma a acelerada", afirma a psicóloga. Aline destaca também que o excesso de atividades, como escola, inglês, balé e futebol podem deixar a criança mais irritada e agressiva, uma vez que elas ficam sem tempo para brincar.

Por isso, a psicóloga reforça que cabe aos pais controlarem a agenda dos pequenos. "É sempre importante que tanto o pai quanto a mãe reflitam se há a necessidade de os filhos praticarem tantas coisas". Aline lembra que o excesso de informação via tecnologia também coopera para a sobrecarga infantil.

O assunto pode ficar ainda mais sério, segundo a pediatra, Camila Cury. O estresse infantil pode ocasionar doenças autoimunes, alterações psicológicas e digestivas. "As crianças quando passam por quadros de estresse ficam mais vulneráveis à infecções", afirma. A pediatra recomenda também que os pais não ofereçam medicamentos aos filhos; que em todo caso, cabe acompanhamento com o profissional.

Imagem: Karl-Heinz Stargardt

Fonte: Ludovica