Começar a ir para a escola é uma etapa importante para todas as crianças. Tudo é novidade e elas vão começar a ter contato com outras pessoas que não são da família, que pensam e agem diferente do que elas estão acostumadas. E todas essas novidades podem assustar, o que faz parte do crescimento, mas a gente pode ajudar nosso filhos com algumas ideias básicas.

Veja aqui o que especialistas têm a dizer sobre a escolha da primeira escola e tire suas dúvidas:

Hora de ir ao banheiro

A hora de pedir para ir ao banheiro está entre as coisas que causam mais ansiedade nas crianças e por uma boa razão: seu filho ainda não tem completo controle sobre o corpo. "Até os 5 anos, 15% das crianças ainda tem chances de ter acidentes e fazer xixi ou cocô na calça", explica Chris Cooper, diretor de urologia pediátrica da Universidade de Iowa, Estados Unidos. Além disso, as crianças nessa idade se envolvem tanto com algumas atividades que ás vezes nem percebem que precisam ir ao banheiro. Por isso, diga ao seu filho que ele pode pedir para ir ao banheiro a hora que precisar, é só pedir para a professora. Explique que, mesmo que aconteça algum acidente, a professora está lá para ajudar, não precisa ter medo. Também pratique com ele como tirar e colocar a parte de baixo das roupas, abrir zíperes e desabotoar a calça. Assim, seu filho, ou filha, vai ficar mais confiante.

Dicas mais do que úteis

Algumas coisas práticas nós podemos ensinar em casa para que nossos filhos consigam lidar com situações mais difíceis quando não estivermos por perto, principalmente na escola: como reagir se um colega ou amigo não quiser dividir os brinquedos ou tentar empurrá-lo, como tirar e colocar a blusa ou casaco sem precisar de muita ajuda, como se lembrar de onde está o endereço e número de telefone se for necessário, como usar o material que ele vai levar todos os dias, seja caderno, lápis ou massinha de modelar e como levantar a mão para falar durante a aula.

A arte de fazer amigos

Estar em uma sala de aula cheia de novos rostos pode deixar a criança confusa. Para incentivar a naturalidade dentro de uma situação estranha como essa, você pode começar dizendo ao seu filho que as outras crianças também estão nervosas e garanta que tudo vai ficar bem, é só todo mundo começar a brincar. Tente encenar com seu filho como ele falaria com algum amigo novo, mas faça disso uma brincadeira, sem colocar mais pressão. Algumas perguntas podem ajudar, desde "Qual a sua cor favorita?" até "O que você trouxe de lanche?". Ensine-o também a dividir as coisas e oferecer ajuda quando alguém precisar.

Fonte: Pais & Filhos