Nem sempre é fácil mudar comportamentos que, por serem repetidos há tempos, viraram ações quase automáticas em nosso dia a dia. Mas especialistas garantem que é possível. Dois dos principais segredos para a longa caminhada de quem desejar substituir um hábito considerado ruim por outro mais adequado à fase da vida são os seguintes: entender como estas atitudes incorporadas funcionam e, claro, traçar estratégias eficientes para alterá-las.

Veja seis dicas fundamentais para que a sua mudança dê certo:

1. Uma única e clara meta

Quer mudar determinado hábito? Comece buscando uma motivação interna que esteja alinhada com os seus valores de vida. E mantenha a resposta para esta pergunta sempre em mente: Por que, verdadeiramente, eu quero mudar este hábito? Dedique-se a uma única meta. Propor-se a mudar muitos hábitos de uma só vez aumentará as chances de você falhar – e, assim, desistir da missão.

2. Pense em objetivos possíveis

Trace metas atingíveis. Se o seu desejo é, por exemplo, incorporar atividades físicas a sua rotina, comece com exercícios possíveis – como uma caminhada, em vez de uma maratona de cinco quilômetros. Tente não dificultar a tarefa: escolha uma academia ou parque próximos a sua casa, assim você evitará desculpas (e gasto de energia desnecessário) como pegar um ônibus, enfrentar o trânsito pesado e não encontrar lugar para estacionar.

3. Estabeleça metas e recompensas

O automonitoramento terá de fazer parte de sua rotina. Uma boa forma de estimular a mudança para um hábito melhor é estipular metas periódicas, que serão renovadas na medida em que forem atingidas. É assim que a nova atitude se transformará em hábito. E seja gentil com você mesmo: por que não uma boa recompensa a cada obstáculo superado ou desafio alcançado? Se você atingiu a meta de trocar o sofá de casa por uma atividade física três vezes por semana, você pode se presentear com regulares sessões de massagem, por exemplo.

4. Anuncie sua missão

Contar a amigos e buscar uma rede de apoio pode ser fundamental para você conquistar os seus objetivos. Além de ficar de olho, eles podem dividir com você todas as conquistas. Se você quer perder peso, por que não buscar um grupo que acompanhe junto as metas de emagrecimento? Se a meta é parar de fumar, você pode buscar uma comunidade que vá ajudar você a acreditar que pode ficar longe da nicotina – e você poderá usar o grupo quando sentir que você talvez tenha uma recaída.

5. Força, fé e foco!

Já ouviu falar da atenção plena (ou mindfulness, no original em inglês)? Trata-se de um conjunto de técnicas meditativas orientais e de foco na rotina diária, desenvolvidas para auxiliar na estabilidade da atenção e, consequentemente, no bem-estar geral – algumas das técnicas do mindfulness compreendem observar a respiração e prestar atenção nas partes do corpo. De acordo com a psicóloga e pesquisadora da Faculdade de psicologia da PUCRS Margareth da Silva Oliveira, a prática pode auxiliar você a se manter firme com o compromisso assumido.

6. Esteja ciente da dificuldade

Não se esqueça de que toda mudança convida a obstáculos. Compreenda que nesta caminhada podem acontecer lapsos e recaídas e que faz parte do processo recomeçar sempre que necessário. Aumente a crença de que irá conseguir transpor os seus objetivos. E, se necessário, busque a ajuda de um profissional. Psicoterapia pode ser fundamental neste processo.

Fonte: ZH Vida

Fonte da imagem: Google