Você já teve aquela sensação de estar frente a uma situação já vivida? O conhecido déjà-vu, visto com ceticismo por quem nunca teve e que intriga quem já sentiu, existe e é uma consequência do nosso cérebro mandando sinais para identificar algum tipo de "erro de memória". De acordo com um estudo publicado recentemente no periódico científico The Quarterly Journal of Experimental Psychology, o fenômeno é simplesmente uma reação do nosso cérebro checando a memória que acabou de criar.

Para entender o funcionamento do déjà-vu, pesquisadores da Universidade de St. Andrews, na Grã-Bretanha, decidiram fazer uma experiência inovadora ao tentar "provocar" essa sensação de replay em laboratório. Afinal, em situações normais, não há como prever quando a sensação irá acontecer, o que dificultava os cientistas analisarem as reações cerebrais envolvidas no processo.

Akira O’Connor e sua equipe recrutaram 21 voluntários que foram submetidos a exames de ressonância magnética cerebral enquanto os cientistas tentavam provocar uma sensação de déjà-vu nos participantes. O experimento consistiu no seguinte: os pesquisadores passaram para os voluntários uma lista de palavras do mesmo assunto, como cama, travesseiro, pijama, noite, descanso, sem citar a palavra-chave, neste caso, o sono.

Em seguida, O’Connor perguntava se a pessoa tinha ouvido alguma palavra que começava com a letra "s" e ela dizia que não. Depois, questionava se os voluntários tinham ouvido a palavra "sono". Eles sabiam que não, mas por estarem pensando no contexto das palavras afirmaram sentir um déjà-vu ao ouvir a pergunta.

Para surpresa dos pesquisadores, o mapeamento cerebral dos participantes mostrou que a sensação de déjà-vu ativou as áreas frontais do cérebro, envolvidas na tomada de decisões. Inicialmente, eles esperavam que as regiões associadas à memória, como o hipocampo, fossem ativadas com a sensação. Mas isso não aconteceu.

Isso significa que o fenômeno não é um replay, mas o cérebro mostrando que o sistema de "checagem de memória" está funcionando bem e que é improvável que você esqueça algo ou confunda eventos passados.

Se você é do grupo que nunca teve um déjà-vu, não se preocupe. Isso não significa que seu cérebro não está funcionando bem. Pelo contrário. De acordo com os autores, não sentir o fenômeno quer dizer que seu sistema de memória sua cabeça não está cometendo erro nenhum de memória.

Fonte: VEJA