Por Daniela Oliveira

Todos nós somos sabemos da importância que o bom relacionamento interpessoal traz a empresa e a todos de uma forma particular. E muito se ouve falar nele. As relações pessoais se desenvolvem em decorrência do processo de interação entre as pessoas, desde o ambiente corporativo ao familiar. Independente dos ambientes, os bons relacionamentos podem ter impactos positivos ou negativos, vai depender de como está a interação entre as partes.

A relação entre duas pessoas ou mais, podemos resumir desta forma o conceito de Relacionamento Interpessoal, precisa ser saudável em todos os níveis e ambientes. No meio organizacional pode aumentar a produtividade dos colaboradores, gerar um clima organizacional agradável, impulsionar o crescimento da empresa, e se pode dizer que quando o contrário está acontecendo, os resultados não são satisfatórios.

Mas, para que eu me relacione bem com os outros, preciso estar de bem comigo mesmo, a isso se dá o nome de Relacionamento Intrapessoal, outro fator importante nas relações.

Como podemos nos relacionar bem com diversos tipos de pessoas que pensam e agem diferentes de nós? Aí está o segredo: somos diferentes uns dos outros, temos ideias e sonhos diferentes e esta é a grande "carta na manga" do Relacionamento Interpessoal – Respeitar as diferenças e saber lidar com elas!

Para que esses relacionamentos sejam saudáveis e produtivos, elenquei algumas atitudes que podem nos ajudar nesta interação, tornando possível o bom trabalho em equipe, apesar das nossas muitas diferenças:

- Use a Empatia: coloque-se no lugar do outro, aprenda a ouvi-lo.

- Seja assertivo: posicione-se em relação a algo, mas de forma respeitosa, clara, sem ofender o outro.

- Seja cordial: seja gentil, solícito, educado com todos.

- Comunique-se: cumprimente a todos, um "Bom dia" caloroso pode mudar o dia de alguém, inclusive o seu. Esteja atento à linguagem não verbal, suas ações podem falar mais que suas palavras.

- Seja ético: respeite os seus valores e lembre-se que os outros também possuem valores bem definidos e querem ser respeitados por isso, acredito que você também.

- Respeite os outros: não somos iguais, temos nossas diferenças, e para que o possamos garantir um clima saudável essas diferenças precisam e devem ser respeitas, sejam elas de qualquer natureza.

- Não rotule: não é bom rotular as pessoas, principalmente se você não as conhece. Antes de criar uma imagem a respeito de alguém, procure conhecê-la, a primeira impressão pode enganá-lo.

Para que estes relacionamentos sejam amadurecidos e agradáveis, precisamos estar em harmonia, coesão, ou simplesmente, em SINERGIA. Quando uma equipe está engajada para o alcance de um objetivo, ou seja, está em sinergia, a relação ganha- ganha é que prevalece.

Image:PsicoBLog

Fonte: PsicoBlog