A ansiedade é caracterizada principalmente por um grande mal-estar físico e psíquico, que ocasiona inúmeros sintomas físicos, cognitivos e somáticos. Ter que conviver com algo assim provoca intenso desgaste físico e emocional, e pode acarretar inúmeros prejuízos na vida afetiva, social e profissional da pessoa.

Há vários tipos de transtorno de ansiedade que compartilham características de medo também, sendo importante entender a diferença entre essas manifestações. O medo é a resposta emocional a ameaças reais ou percebidas. Já a ansiedade é a antecipação da ameaça futura.

Nos transtornos, tanto o medo quanto a ansiedade são desproporcionais e persistentes, afetando diretamente a saúde e qualidade de vida de quem o possui.

Sintomas da ansiedade

Normalmente, os transtornos de ansiedade manifestam sintomas que estão agrupados em três grandes categorias:

- sintomas físicos: sudorese, tremores, sensação de falta de ar, tontura, calafrios, ondas de calor, sensações de formigamento, taquicardia, incapacidade para relaxar, entre outros;

- sintomas cognitivos: medo de perder o controle, medo de enlouquecer, medo de ficar sozinho, medo da morte, preocupações excessivas, percepção de defeitos ou falhas, entre outros;

- sintomas somáticos: dores musculares, cefaleias, náusea, vômitos, perturbações no sono, entre outros.

Mas quais os tipos de transtorno de ansiedade?

Você entendeu bem, não existe apenas uma forma e um grau de manifestar a ansiedade. Os principais tipos são:

1) Transtorno de ansiedade de separação

A pessoa é apreensiva ou ansiosa quanto à separação das figuras de apego, até um ponto que é impróprio para o nível de seu desenvolvimento. Sempre reluta em se afastar de tais figuras.

O transtorno de ansiedade de separação pode causar pesadelos, sintomas físicos de sofrimento e ocorre predominantemente na infância, embora possa ser expresso também na vida adulta.

2) Mutismo seletivo

Temos um quadro caracterizado por um fracasso consistente para falar em situações sociais nas quais existe expectativa de que se fale (na escola, por exemplo), mesmo que a pessoa fale em outras situações. O fracasso para falar pode implicar consequências significativas em contextos de conquistas acadêmicas ou profissionais, e pode também trazer prejuízos em outros aspectos da comunicação.

3) Fobia específica

São pessoas apreensivas, ansiosas e que se esquivam de objetos ou situações circunscritas. Existem vários tipos de fobias específicas, como medo de animais, ambiente natural, sangue, injeções, ferimentos, aranhas, voar, altura, entre outros.

4) Fobia social

No transtorno de ansiedade social, também conhecido como fobia social, a pessoa é temerosa, ansiosa ou se esquiva de situações sociais que envolvem a possibilidade de ser avaliado. Teme ser avaliado negativamente pelos demais, ficar embaraçado, ser humilhado ou rejeitado.

5) Agorafobia

As pessoas são apreensivas e ansiosas acerca de duas ou mais das seguintes situações:

- utilizar transporte público,

- estar em espaços abertos,

- estar fora de casa sozinho.

Teme que nessas situações possa ser difícil escapar ou de pode haver auxílio disponível caso desenvolva sintomas de pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores.

6) Transtorno de pânico

Quem tem esse problema, sofre ataques de pânico inesperados e recorrentes, causando medo ou desconforto intenso, deixando a pessoa sempre apreensiva ou preocupada com a possibilidade de sofrer novos ataques, o que a faz evitar circunstâncias ou locais que possam ser um estímulo para desencadear as crises (evitar exercícios físicos ou lugares que não são familiares, por exemplo).

7) Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Ansiedade e preocupação persistente e excessiva acerca de vários domínios, incluindo desempenho no trabalho e escolar, além disso, são experimentados sintomas físicos que incluem: inquietação ou sensação de ''nervos a flor da pele'', fatigabilidade (tendência para se cansar, enfraquecimento muscular), dificuldade de concentração ou esquecimentos, irritabilidade, tensão muscular e perturbações do sono.

8) Transtorno de ansiedade induzido por substâncias/medicamentos

Envolve ansiedade devido à intoxicação ou abstinência de substâncias químicas ou tratamento medicamentoso. Este transtorno normalmente está relacionado ao uso de:

- cafeína,

- álcool,

- maconha,

- sedativos,

- hipnóticos,

- ansiolíticos,

- anfetamina,

- cocaína.

9) Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

Esse quadro é caracterizado por obsessões (pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes) e compulsões (comportamentos repetitivos ou atos mentais conscientes, padronizados e recorrentes, que consistem na tentativa de reduzir a ansiedade associada à obsessão).

Os pensamentos podem estar relacionados à contaminação, à necessidade de simetria, aos pensamentos sexuais, entre outros. As compulsões normalmente estão relacionadas a verificar, lavar, contar, precisar e guardar.

10) Transtorno dismórfico corporal

A pessoa manifesta preocupação com um ou mais defeitos ou falhas de sua aparência física. Diante disso, a pessoa executa comportamentos repetitivos como se verificar repetidamente no espelho, se arrumar excessivamente, beliscar a pele, buscar tranquilização ou comparar sua aparência com a de outras pessoas.

11) Transtorno de acumulação

Nesse problema o que há é uma dificuldade persistente de descartar ou se desfazer de pertences, independente de seu valor. A pessoa sente um intenso sofrimento diante da possibilidade de descarte.

12) Tricotilomania

Estamos falando do transtorno de arrancar o próprio cabelo. Esse ato pode causar sofrimento e prejuízos significativos nos aspectos da vida social e profissional da pessoa.

13) Transtorno de escoriação

No inglês, esse transtorno é conhecido como skin-picking. Trata-se de beliscar a pele de forma recorrente, o que acaba por provocar lesões.

14) Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Esse transtorno de ansiedade é desencadeado após a exposição a um evento que tenha ameaçado a integridade da pessoa. Pode ser um assalto, sequestro, presenciar desastres naturais, acidentes, etc.

15) Transtorno misto ansioso e depressivo (TMAD)

Nesse caso, estão incluídos tanto sintomas de depressão quanto de ansiedade.

Tratamento da ansiedade

Como os transtornos de ansiedade afetam tanto os aspectos da saúde física quanto psicológica, normalmente o tratamento é feito com acompanhamento multidisciplinar (psicológico e psiquiátrico). O suporte medicamentoso auxilia na redução dos sintomas físicos e o suporte psicológico permite explorar a natureza daquilo que ocasionou o desenvolvimento do transtorno.

Muitos dos transtornos de ansiedade se desenvolvem ainda na infância e tendem a persistir e se desenvolver, se não forem devidamente tratados. Por isso, fique atento a sintomas que possam se manifestar nos primeiros estágios de desenvolvimento.

Uma resposta rápida possibilita o controle do desenvolvimento do transtorno e o tratamento precoce, minimizando o risco dos inúmeros prejuízos que podem causar tanto nos aspectos da saúde (física e mental) quanto da vida social, escolar e profissional.

Fonte: Mundo Psicólogos

Fonte da Imagem: Google