Indisciplina

Os recados na caderneta ou o telefonema do professor que desde o início do ano está constantemente a fazer reparos à desobediência, irreverência e desafio do seu filho. Em casa, os castigos constantes que parecem já nem fazer efeito e a indisciplina que se mantém na maioria das aulas, as queixas que não param e as notas inevitavelmente acabam por ser mais baixas pelo mau comportamento.

Talvez queira experimentar algumas dicas, enquanto não começamos a trabalhar consigo e com o seu filho:

Converse muito com o seu filho num tom calmo, objetivo, com o objetivo de compreender o que se passa; Estabeleçam um acordo sobre possíveis mudanças que tentará fazer; Elogie o seu filho nos bons comportamentos que exibe

Este tipo de comportamentos pode ter a sua origem nas mais variadas situações:

Instabilidade emocional; Falta de autoconfiança; Depressão infantil; Reação a mudanças significativas e negativas na vida; Necessidade de chamar a atenção; Desmotivação escolar.

Agitação

Constantemente os professores referem que é muito agitado, não para quieto, não consegue estar sentado uma aula inteira, precisa de estar sempre a fazer qualquer coisa e as mãos e os pés parecem ter vida própria, não fica calado e quieto. É como se tivesse pilhas novas em todos os segundos. E as notas acabam por descer ou não ser tão boas como ditam as suas capacidades. E de onde vem essa agitação toda?

Talvez queira experimentar algumas dicas, enquanto não começamos a trabalhar consigo e com o seu filho:

Juntos percebam em que situações fica agitado; Ajudá-lo a encontrar truques para combater a agitação; Encontrar um desporto onde possa gastar alguma energia.

Este tipo de comportamentos pode ter a sua origem nas mais variadas situações:

Perturbação de Hiperatividade com défice de atenção; Instabilidade emocional; Ansiedade; Desmotivação escolar.

Fonte da imagem: Rede Nova Escola

Fonte do texto: psicologia.com/psicologia-infantil/na-escola" target="_blank">Oficina de psicologia