Ler sem erros e de maneira fluída são aspectos fundamentais da leitura. Cada uma destas características é ligada a compreensão do texto, o objetivo final da leitura. Sem uma leitura correta a nível de palavras é muito difícil para o leitor acessar as informações do texto.

A consciência fonológica é um tema central nas investigações sobre leitura e está relacionada com as dificuldades nessa tarefa. No entanto, investigações realizadas em distintos sistemas ortográficos mostram que a velocidade de processamento também pode ser uma causa do déficit de leitura.

O propósito do trabalho publicado nos Cuadernos de Neuropsicología Panamerican Journal of Neuropsychology foi comparar o rendimento de cinco pacientes disléxicos com o de três grupos controles de crianças sem dificuldades na aprendizagem da leitura. Os participantes normoleitores e os pacientes foram avaliados com três provas que avaliam consciência fonológica desenhada ad hoc e uma tarefa de leitura de palavras e não-palavras estandarizada. Se registraram tanto as respostas corretas como o tempo requerido para a resolução das tarefas. Com base nos dados, puderam identificar distintos perfis de rendimento nos pacientes disléxicos segundo a quantidade de acertos e a velocidade para resolver as tarefas.

Os dados obtidos indicam que os pacientes com dislexia avaliados não só apresentaram um mau desempenho em tarefas que avaliam habilidades fonológicas e desempenho de leitura, mas também mostraram uma maior quantidade de tempo para resolver as tarefas. Tendo em conta estes resultados, é essencial considerar não só o desempenho em tarefas que envolvem manipulação da informação fonológica, mas também o tempo necessário para resolver as tarefas propostas. Por ter dados sobre o desempenho atingido tanto em quantidade como em termos de velocidade, pode-se discernir corretamente o plano de tratamento para reverter os problemas relacionados com dificuldades na leitura.

Ressaltando, que apesar das dificuldades e limitações este plano deve valorizar e respeitar as diferenças das crianças, inclusive de ritmo.

Fonte do texto e da imagem: ReabMe