Sabe-se que a comunicação com os bebês e as crianças é fundamental para o bom desenvolvimento destes. Diante disso, torna-se questão qual a melhor forma ou o modo "correto" de interagir com os pequenos. Muitas críticas já foram feitas sobre o uso da fala infantilizada, alegando que esta prejudicaria a aprendizagem fonética da criança. Um outro estudo revela algo um pouco diferente, confira:

Quando fala com um bebé, não tem tendência para imitar uma voz mais infantil? Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, vem dar razão a este hábito, revelando que beneficia o desenvolvimento cerebral dos mais pequenos.

A investigação ainda está a decorrer, mas os cientistas já descobriram que os bebés aprendem melhor quando a comunicação é feita com voz de criança ou com recurso a músicas infantis. Os exames mostraram que os bebés precisam de sentir-se seguros e amados para que as ligações cerebrais se formem de maneira a permitir-lhes aprender.

Os investigadores, liderados por Victoria Leong, querem perceber como se formam essas ligações cerebrais. Para isso, estão a focar-se no cérebro dos bebés e das mães durante momentos de interação. "Pode parecer-nos estranho, mas os bebés gostam mais de ouvir o ‘motherese’ (a linguagem das mães) do que o estilo adulto normal de falar. Prende-lhes a atenção e também lhes soa mais claro. Já sabemos que quanto mais o bebé ouvir o 'motherese', melhor será o desenvolvimento da sua linguagem", explica Victoria Leong, citada pela BBC. A investigadora acrescenta que esta conclusão é válida para todos os adultos mais próximos.

Assim, é preciso entender que respeitar o nível de comunicação da criança é favorável ao seu desenvolvimento. É claro, sem nunca esquecer de sempre estimulá-la a ir além...

Fonte do texto e da imagem: Pais & Filhos