Mesmo com as diferenças de trabalhos sabemos que todos os trabalhos são estressantes. Alguns trabalhos parecem monótonos, outros estimulantes, mas há também aqueles trabalhos que exigem grande atenção e dedicação da parte do trabalhador.

O estresse no trabalho é uma pesquisa recente se for comparada a outras áreas de pesquisa científica organizacional. O estudo começou somente no ano de 1960 iniciado por uma equipe da universidade de Michigan.

O estresse gerado no trabalho é uma situação alarmante, objeto de preocupação e reflexão principalmente por parte de gestores em empresas e organizações e tem contribuído para numerosas tentativas de gerenciamento do estresse no trabalho e das suas consequências sobre a saúde.

O custo do estresse é elevado para a saúde e para o bem-estar do empregado como também para a produtividade organizacional. Suas consequências vão de pequenos distúrbios de saúde passando por doenças cardiovasculares graves até a perda do gosto pela vida e a alegria de viver.

Mas afinal, o que é o ESTRESSE?

Foi citado acima que o estresse pode provocar problemas de saúde, mas por incrível que pareça o estresse não é somente um fenômeno negativo. O estresse pode ser considerado um mecanismo utilizado pelas pessoas para se adaptarem a exigências do meio externo, ou para responderem a metas que elas próprias se fixam. A sobrevivência do indivíduo depende, em grande medida, desse mecanismo sendo esse estresse sadio e necessário na vida.

Não podemos esquecer que há o lado negativo desse estresse que é quando sua exposição é excessiva e sem controle. Nesse caso, esse estresse não-saudável leva a resultados ou consequências destrutivas.

Assim, o que diferencia o estresse sadio do estresse negativo são a intensidade, a frequência e a duração da exposição e, também, a falta de controle sobre a situação estressante.
Importante é que o estresse é resultante da relação entre as exigências do trabalho e o conjunto de habilidades disponíveis no repertório do trabalhador para enfrentá-las.

Referência: TAMAYO, Alvaro. Cultura e Saúde nas Organizações.Porto Alegre: Artmed, 2004.

Fonte do texto e da imagem: psicologiaorganizacionaledotrabalho.blogspot.com.br/2009/06/estresse-no-trabalho.html" target="_blank">psicologia Organizacional e do Trabalho