Por Brunna da Silva Pereira

Começa com o plantar de uma semente enquanto pequeno, para ir florescendo durante toda a vida.

As emoções estão presentes no nosso dia-a-dia, os adultos já passaram por muitas situações onde as emoções vibraram e nos faz sentir seus efeitos por dias, meses e até anos e a cada uma delas tem um sentido e um aprendizado para nós.

Já com as crianças, as emoções aparecem de surpresa, algo acontece de bom ou ruim e lá estão elas demostrando seu poder na nossa mente, coração e no nosso corpo e sim, é difícil enfrentar algo desconhecido que mexe tanto com a gente.

Diante de tantas sensações inesperadas, confusas, desagradáveis e até mesmo assustadoras que vamos falar sobre a importância das crianças conhecerem suas emoções, vividas quando sentimos tristeza, alegria, raiva, ciúmes, saudades. E é na família a primeira e mais importante fonte de conhecimento e experiências na infância.Pais na participação do desenvolvimento emocional dos filhos.

A importância das emoções

Emoções são fundamentais para o crescimento saudáveis das crianças, as deixando mais seguras, mais sociáveis e menos agressivas. Quando as crianças conseguem conhecer, dar nome e lidar com as emoções, isso as tornam mais confiantes para enfrentar as surpresas que as emoções trazem para nossa vida, sendo assim, crianças reconhecendo suas emoções, conseguem dizer o que sentem e levaram para a fase adulta esse aprendizado, conseguindo lidar melhor com as diversas situações que a vida pode ocasionar.

Mas tudo que se sente pela primeira vez, causa certa estranheza e com as emoções não são diferentes. Nas crianças que são impactadas pela surpresa das emoções, algumas agradáveis, outras desagradáveis, pode ser difícil e até traumático quando não se sabe o que esta sentindo, gerando desequilíbrio na criança.

Na infância é muito importante compreender o que se sente e desenvolver habilidades para entender e enfrentar as emoções de forma saudável.

Pais na participação do desenvolvimento emocional dos filhos

A família é a principal fonte de aprendizagem na infância e são neste ambiente onde esses primeiros momentos vão ser vividos como: a frustração, a raiva, a tristeza, o ciúmes, a alegria e são os pais que vão poder ter um olhar para a criança e participar intensamente desses momentos, não podendo passar despercebidos.

No momento da emoção é uma ótima oportunidade para conversar com seu filho e entender o que ele está pensando e sentindo.

Com esse espaço para conversas e trocas dentro da família, servirá de apoio para quando ele estiver fora de casa, sem a presença dos pais que são as figuras de confiança, esse será o momento em que a criança mais precisará de seu aprendizado emocional para lhe dar controle nas diversas situações que podem ocorrer, e neste momento que as conversas serão lembradas e o que foi aprendido será colocado em prática, ajudando a lidar com essas situações.

Diante das suas vivências, os pais estão mais experientes para lidar com emoções desagradáveis e cabe a esse adulto os cuidados dessa criança na hora de orientar e em como fazer, afinal as crianças aprendem com o exemplo.

Como ajudar seu filho?

1 Aprender dar nome as próprias emoções.

É muito importante que os pais nomeiem suas emoções e converse com seu filho, portanto, situações ocorridas com você no dia-a-dia, momentos onde as emoções surgiram, onde você sentiu raiva, tristeza, alegria, divida com seu filho, isso ajudará a criança a ir conhecendo as emoções.

2 Aprender a identificar as emoções que os outros estão sentindo.

Coloque-se no lugar do seu filho e mostre o quanto é importante ele fazer isso também, pois é o olhar para o outro que ajudará ele a pensar antes de agir.

3 Ajude-o a dizer o que ele está sentindo.

Estimule seu filho a falar sobre o que está acontecendo ou aconteceu, o que ele teve vontade de fazer, como seu corpo reagiu.

4 Oriente-o a controlar as emoções e se sentir melhor.

Nas conversas que terão, estimule seu filho a buscar soluções saudáveis para enfrentar uma situação desagradável (uma discussão com um colega, uma injustiça que tenham cometido com ele, uma frustração e desanimo e etc.). Importante que essas soluções não o prejudiquem e não prejudique o outro. Ajude-o a criar novas possibilidades e o deixe encontrar outros caminhos para resolver o conflito.

5 A boa escuta

Escutem com atenção e não ignorem o que é trazido pela criança, o que é comum para o adulto, para a criança pode ser algo de extrema importância e precisa ser cuidado, olhado com carinho e atenção.

6 Expresse seu amor

Demostre seu amor ao seu filho, nos momentos de conversa, nas brincadeiras, nas broncas. Essa é a dica mais importante para educar filhos e ajuda-los a ter uma vida mais saudável, sabendo amar, se comunicar e enfrentar as situações que passamos pela vida.

É através dos exemplos dos pais, que a criança vai se espelhando e construindo seu próprio modelo.

Expresse sempre seu amor.

Fonte do texto e da imagem: Descobrindo crianças