A ação de procrastinar. Trata-se de um hábito péssimo de adiar tarefas, sendo possivelmente uma das formas mais ineficientes de viver a própria vida.

Nesta seleção estão em destaque as 10 maneiras de evitar a procrastinação, que são práticas para ajudar a interromper este hábito prejudicial. A ação de deixar algo para o último momento, apenas estressará e em alguns casos pode criar mais trabalho ainda.

10) Dividir a quantidade de trabalho e definir data

Nos casos que envolvem trabalhos de pesquisa ou revisão de informações importantes para escola ou profissão, sugere-se que haja divisão em relação à quantidade de trabalho.

Determinar uma data para si se já não existe uma. Dividir o conteúdo igualmente ao longo do tempo, assim não terá que delegar tempo a cada dia para fazer isso. Desta forma, não existirá uma grande pilha de trabalho esmagador na frente a lidar.

9) Fazer de modo imediato

Esta é muito possivelmente uma das formas mais difíceis de evitar a procrastinação, porque embora pareça tão simples, é mais difícil de se envolver. Assim que tiver uma tarefa que necessita ser feita, a melhor forma de evitar se enrolar é assumir a mesma. Então, assumir a função, a executar, no fim tomar uma cerveja para celebrar a escolha.

8) Recompensa

Isto pode parecer um pouco juvenil, mas poderia ser uma maneira divertida de prevenir a procrastinação. Quando se tem uma tarefa a ser feita, pensar sobre uma recompensa que daria a si mesmo, após ter feito o trabalho. No entanto, é dever completar o trabalho antes de seguir para comprar a recompensa para si.

7) Delegar

Agora, esta pode não ser a forma mais popular de evitar a procrastinação, mas ajuda a aliviar o estresse que possa vir com a mesma mais tarde.

Uma ideia é delegar o trabalho para mais alguém, em retorno a um favor. A ressalva com este método é não aplicar o mesmo para tudo, e também não desenvolver qualquer tipo de motivação. É mais como um dilema simples para um problema maior.

6) A regra dos 5 minutos

Esta é uma regra bastante sorrateira que pode terminar sendo uma das melhoras formas de finalizar uma tarefa. Determinar um timer de 5 minutos e começar a tarefa em mãos.

Depois dos 5 minutos é possível voltar para a vida normal, no entanto, observa-se que às vezes as pessoas estão tão envolvidas com uma tarefa que elas terminam presas à mesma muito depois que o tempo expirou. O indivíduo oficialmente se enganou em completar a tarefa na totalidade, ou ao menos parcialmente.

5) O disruptor

Isto pode ser uma das maneiras mais heterodoxas, mas úteis para prevenir a procrastinação. Ao invés de fazer pouco-a-pouco, fazer diretamente a tarefa. Um exemplo de um disruptor seria limpar a garagem. Se simplesmente retirar o veículo e jogar tudo no chão, você será obrigado a limpar e arrumar. Neste caso, força-se a completar a tarefa.

4) Procrastinadores não devem ser companhia de outros procrastinadores

Evitar se cercar com outros procrastinadores. Eles não motivarão ou desejarão ter um trabalho feito. E podem ser outra distração a evitar para que seja possível completar o trabalho.

Os bloqueios dessas pessoas não são necessários, mas é indicado quando se tem responsabilidades em completar tarefas.

3) Evitar deixar a própria estação de trabalho

Se o indivíduo não puder executar algo, muitas vezes substituirá esse tempo vagueando e fazendo algo menos útil, como ficar nas redes sociais. Determine um local de trabalho, onde se tenha tudo que é necessário para terminar a tarefa, e até acrescentar alguns lanches, para que no caso de sentir fome não haja obrigação de se levantar, caminhando para cozinha. E celular, redes sociais, somente fora desse recinto.

2) Encontrar alguém que seja motivador

Assim como é importante eliminar colegas procrastinadores da própria vida, é também importante ter em convívio com pessoas que motivam os outros e que trabalham muito.

Quando se observa outros se tornando mais eficientes com o tempo deles, isso te faz desejar parar de procrastinar e terminar o trabalho. A dica é pedir a eles para incentivar e ser uma voz firme que mantém o outro se esforçando para não ficar pra trás.

1) Entender que a procrastinação não leva a lugar nenhum na vida

Na vida há aqueles que alcançam o sucesso por terminar o trabalho, e aqueles que ficam para trás porque não conseguem. Perceba que pode significar um fracasso ser deixado para trás na vida, e tome a decisão consciente para eliminar o procrastinador de dentro de si.

Não fique preso nesse indivíduo fracassado. Ao invés, a ideia é se fortalecer disso e seguir em frente com a vida livre de estresse. Essa é a dica mais útil. Se conscientizar que isso fará mal a sua vida. Esse entendimento que a procrastinação não leva a lugar nenhum na vida, é a posição líder nesta seleção, das 10 maneiras de evitar a procrastinação.

Fonte: Top 10+

Fonte da Imagem: Google