Embora existam marcos do desenvolvimento da linguagem oral, da leitura e da escrita que apontam as habilidades que as crianças geralmente adquirem até certa idade, há aquelas que se adiantam e outras que apresentam alguns atrasos.

Em muitos casos basta aguardar um pouco mais para que se desenvolvam as habilidades esperadas para a idade. No entanto, há crianças que fazem poucos progressos e precisam de uma ajuda extra dos pais ou mesmo de profissionais. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos a indícios de que os filhos estão com problemas para desenvolver as habilidades necessárias para a comunicação oral e para um aprendizado da leitura e da escrita bem sucedido.

Listamos abaixo alguns desses sinais.

Dos 2 anos e meio aos 4 anos

Observe se seu filho tem dificuldade para:

-nomear objetos comuns, presentes no seu dia-a-dia, como alimentos, utensílios domésticos, móveis, brinquedos, etc.
-prestar atenção a uma história contada ou lida por um adulto
-segurar um livro da maneira correta e identificar de que lado fica a capa
-nomear objetos e pessoas em ilustrações de livros
-observar uma ilustração em um livro e dizer o que está acontecendo ("O bebê está dormindo", "o cachorro está correndo", "a criança está escovando os dentes")
-lembrar-se de um livro que alguém já leu para ela apenas ao ver sua capa
-perceber que é preciso virar a página de um livro para dar continuidade à leitura da história
-recitar pelo menos pequenos fragmentos de poesias (completar as últimas duas palavras de um verso, por exemplo)
-observar letras e palavras
-segurar um giz ou lápis, ainda que de maneira incorreta
-fazer rabiscos que lembram letras (em geral, pequenas bolinhas)
-reconhecer quando um adulto troca um som em uma palavra familiar (por exemplo, quando chamam Maria de Muria ou Tomás de Pomás)

Dos 4 aos 6 anos

Observe se seu filho tem dificuldade para:

-atender a comandos verbais básicos, como pedir para apagar a luz ou fechar uma gaveta
-usar palavras novas nas conversas e frases com mais de 4 palavras
-reconhecer o som inicial das palavras
-reconhecer palavras que rimam
-saber diferenciar uma palavra pequena de uma palavra grande
-separar palavras simples em sílabas e em fones (sons)
-juntar sílabas e fones (sons) para formar palavras simples
-formular frases usando conjunções e preposições. Exemplo: em vez de dizer "Pedro gosta de banana", diz "Pedro gosta banana".
-demonstrar interesse pela leitura partilhada de livros ou pelas histórias lidas. Não faz perguntas, não interage durante a leitura e está sempre querendo fazer outra coisa.
-acompanhar a sequência de eventos ao ouvir uma história.
-reconhecer que palavras escritas não são meras imagens, mas representam a linguagem oral e precisam ser decodificadas (lidas).
-perceber que a leitura e a escrita se fazem da esquerda para a direita e de cima para baixo.
-perceber que as palavras são compostas de sequências de letras e que entre as palavras existem espaços.
-observar palavras escritas em embalagens de comida, produtos de limpeza e higiene, outdoors, ônibus, exibidas na T.V. e no computador e reconhecê-las como tais.
-saber que as letras do alfabeto têm nome e som.
-entender que a escrita é uma ferramenta de comunicação.
-reconhecer o próprio nome quando escrito.

As razões para atrasos no desenvolvimento da linguagem oral ou na aquisição de habilidades de leitura e escrita podem ser várias: falta de estimulação da fala e da linguagem nos primeiros anos de vida, exposição exagerada a televisão, celular e tablet, problema cognitivo, distúrbio da fala ou da audição, transtorno psicológico ou neurológico, etc. O ambiente familiar, o temperamento da criança e a ocorrência de eventos importantes como o nascimento de um irmãozinho ou uma mudança de casa ou de cidade também não podem ser negligenciados.

O que fazer se seu filho apresentar alguns desses sinais?

Independente das causas, se seu filho tiver algumas das dificuldades aqui listadas ou se você deseja evitar que ele tenha esses problemas no futuro, há uma série de práticas simples que você pode adotar em casa. Mesmo nos casos em que os atrasos são causados por transtornos psicológicos ou neurológicos ou distúrbios da fala e da audição, essas práticas têm-se mostrado muito eficazes.

Que práticas são essas? Não há nenhuma novidade, as recomendações são as costumeiras:

– muita interação verbal nos dois primeiros anos de vida
– leitura partilhada (de bons livros) diariamente desde que a criança nasce
– interação verbal de qualidade durante a leitura partilhada, a partir dos 18 meses
– práticas para aquisição da consciência de impressão durante a leitura de um livro
– escuta, memorização e recitação de poesias e parlendas
– brincadeiras e jogos de linguagem (como este e outros disponível no ebook As 5 Etapas) para auxiliar na aquisição da consciência de fones (sons), sílabas e palavras, a partir dos 2 anos e meio
– estimulação dos sentidos e da linguagem oral dos 0 aos 5 anos

Obviamente é recomendável buscar auxílio de um médico (ou fonoaudiólogo, se for o caso) se essas dificuldades persistirem e se converterem em obstáculos para o desenvolvimento da criança.

Fonte do texto:Como educar seus filhos

Fonte da imagem:Zun