Nesta seleção estão em destaque os 10 sinais de que seu parceiro é possessivo. Um parceiro possessivo pode prejudicar a percepção e realidade do outro, e destruir a autoconfiança. Mesmo que causem danos graves, o comportamento tóxico deles é muitas vezes sutil inicialmente e difícil de detectar.

Um pouco de ciúmes em um relacionamento é instintivo. Os impulsos biológicos enraizados na evolução fazem das pessoas propensas a proteger os companheiros. O ciúme prejudicial, por outro lado, resulta da insegurança. Isso pode levar o relacionamento a muitas brigas e ressentimentos.

10) Desumaniza o próprio ex

As pessoas possessivas têm um desejo de manter o controle em seus relacionamentos. Quando perdem o controle, eles tentam estabelecer superioridade por minar a inteligência, atratividade e sanidade do outro com crítica, segundo Andrea Bonior de Pshychology Today. A questão é não se enganar se o parceiro apresenta críticas duras de um ex como elogio à pessoa com quem está atualmente.

9) É impaciente

A impaciência é um sinal de ansiedade, e muitas vezes, instabilidade emocional. Se o parceiro exige a atenção, não apenas está desrespeitando o direito de envolvimento e desejo do outro, mas está estabelecendo que as necessidades dele sejam mais importantes do que do outro.

Se o parceiro espera que seja respondido através de mensagem de texto, chamada, ou email imediatamente, como um vendedor tentando fechar um negócio, segundo Preston Ni de Psychology Today, isto é um sinal clássico de impaciência possessiva.

8) É irresponsável com seus próprios sentimentos

As pessoas possessivas não são auto-conscientes, especialmente quando se trata de seus sentimentos. Este traço pode estar relacionado a vergonha que têm sobre expressar-se devido às experiências passadas do abandono emocional de acordo com doutor licenciado em matrimônio e terapeuta familiar, Darlene Lancer.

Em vez de assumir a responsabilidade por como se sentem ou por seus erros, as pessoas possessivas culpam seus parceiros.

7) Fica bravo facilmente com pequenos detalhes

Os parceiros vão se preocupar com pequenos detalhes. Porque eles desejam ter o outro inteiramente para si e farão esforços para isolá-lo. Ao passar tempo com os próprios amigos, colegas de trabalho, ou membros familiares, segundo Andrea Bonior de Psychology Today, eles podem lançar uma birra ou uma investigação passiva agressiva nas interações do outro.

6) O parceiro possessivo critica o outro

Quando um parceiro romântico se sente ameaçado pela graça do outro, ele lançará críticas ao mesmo para corroer a autoestima que notou. Quando o outro se torna fraco, eles se posicionam como único apoiador com esperança de que se tornará dependente deles. A crítica normalmente começa pequena e em maneiras imperceptíveis.

5) Faz exigências não razoáveis

Quando o parceiro exige que o outro faça promessas que não pode cumprir, é necessário alerta. Se eles exigem reafirmação constante da devoção do outro, alegando que não são amados suficientemente a menos que o outro cumpra, o alerta deve existir. Fazer as malas e esconder todos os vestígios da própria localização se o parceiro ameaça se machucar caso o outro não respeitar as exigências, não é nada saudável.

4) Parece ter personalidades múltiplas

Se o parceiro flutua entre ser incrivelmente educado e ferozmente agressivo, tomar nota da atitude dele. As pessoas possessivas e manipuladoras atacam as fraquezas dos outros, segundo Preston Ni, especialista em comunicação. Elas fingem amizade, aceitação e uma atitude pacífica na companhia dos conhecidos para ganhar acesso às suas vulnerabilidades.

3) Faz o outro se sentir culpado ou com vergonha

Uma maneira eficaz para desestabilizar uma pessoa é a encoraja-la a duvidar das próprias necessidades e sentimentos básicos. Em tentativa de controlar o outro, ou possuir o outro, um parceiro inseguro culpará o outro quando este se expressar, e se divertir sem ele.

Isso ocorrerá sempre que este pedir por níveis básicos de respeito, expressar opiniões que são diferentes do parceiro possessivo, e tentar definir as próprias prioridades. Psychology Today relata que os parceiros persuadem o outro para negar suas próprias necessidades básicas e seus direitos, através do uso da culpa.

2) Atravessa os limites que o outro determinou e pede a este que respeite

Todos têm o direito de determinar limites em situações sociais. Margarita Tartakovsky, M.S. e editora executiva de PsychCentral afirma que os relacionamentos saudáveis dependem de parceiros que considera os sentimentos e necessidades do outro, incluindo a necessidade de espaço. Os parceiros possessivos odeiam espaço e moldam seu desejo para violar um limite como sinal de devoção.

1) Cria um desequilíbrio de poder

Os relacionamentos saudáveis dependem de parceiros se tratando como iguais. Um parceiro possessivo em contraste anseia o domínio e poder sobre o outro. Em relacionamentos co-dependentes e subversivos, um parceiro possessivo cria um desequilíbrio de poder por isolar sua vítima, e este fator é posição líder nesta seleção, dos 10 sinais de que seu parceiro é possessivo.

O isolamento tipicamente envolve restringir o acesso da vítima para família, amigos e colegas de trabalho, informação, dinheiro e cuidados de saúde. Um estudo realizado em University of New Hampshire Family Research Laboratory descobriu que adultos sobreviventes de abuso emocional infantil são propensos a serem parceiros possessivos que repetem os hábitos de seus abusadores mais tarde na vida.

Fonte: Top 10+

Fonte da Imagem: Google