CHUPAR O DEDO FAZ MAL?

Chupar o dedo vem como reflexo da necessidade de sucção oferecendo à criança conforto emocional. Caso o hábito se mantenha além do 1º ano de vida deve-se buscar ajuda profissional, que dependerá de cada caso (pediatra, fonoaudiólogo, psicólogo e dentista).

O QUE FAZ COM QUE ELES AINDA CONTINUEM A CHUPAR O DEDO? QUAIS SÃO OS FATORES QUE INFLUENCIAM ESSE HÁBITO?

Estudos revelam que o ato de chupar o dedo vai além da necessidade de sucção, ou seja, para fins nutritivos, podendo oferecer à criança um conforto emocional. Por inúmeras razões, a criança pode passar a ser nutrida por aleitamento artificial (mamadeira), o que faz com que o leite passe em maior quantidade e, assim, sendo saciada mais rapidamente. Porém, isso pode acarretar numa maior necessidade de succão, buscando nos dedos e chupetas como substituição de conforto emocional.

QUAIS SÃO OS PROBLEMAS DECORRENTES DE CHUPAR O DEDO?

É comum, caso o hábito se mantenha além do 1º ano de vida evoluindo, em muitos casos, até o 5º ano, que problemas fisiológicos (modificações na arcada dentária alterando os padrões normais de deglutição e fonação), sociais (parecer mais infantilizado diante das outras crianças) e psicológicos/emocionais (utilização do hábito para suprir necessidades de afeto) possam começar a surgir. Um fator relevante nesses casos é a frequência, intensidade e duração do hábito.

QUANDO APARECE O HÁBITO DE CHUPAR O DEDO? PODE PERSISTIR ATÉ QUAL IDADE?

A sucção pode surgir enquanto o feto está na barriga da mãe. Podendo se manter mesmo após seu nascimento. Porém, caso o hábito permaneça após o 1º ano de vida deve-se buscar os profissionais adequados para avaliar o que pode estar ocorrendo.

A PESSOA PODE FICAR UM TEMPO SEM CHUPAR O DEDO E DEPOIS VOLTAR A ADQUIRIR O HÁBITO?

Como o hábito de chupar o dedo pode oferecer à criança conforto emocional, sempre que se sentir ameaçada ou carente pode voltar com o hábito.

O QUE É A SUCÇÃO NÃO NUTRITIVA? ATÉ QUANDO ELA É TOLERADA? COMO CORRIGIR OS PROBLEMAS ORIUNDOS DELA?

A sucção nutritiva é realizada pelo aleitamento materno. Já a sucção não nutritiva pode aparecer no chupar o dedo, a chupeta, os lábios etc. É importante identificar as razões pelas quais a criança está utilizando o hábito. Quanto mais impulsivo for o comportamento, mais associado a necessidades psicológicas podem estar. Por isso, não deve retirar a sucção não nutritiva antes de oferecer à criança o conforto e segurança que ela busca nesse hábito.

Entrevista cedida pela psicóloga Anne Tarine Tavares Chaves Veloso CRP 06/117148 Para Cartola - Agência de Conteúdo

Fonte do texto e da imagem: Marisa psicologia