Alguns podem compreender a Educação com ênfase no ensino, outros podem enfatizar os mecanismos de aprendizagem, todavia, em uma perspectiva histórico-cultural, o enfoque está nas relações sociais. A partir desta concepção é possível compreender a importância do vínculo e da afetividade no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Pode-se afirmar que a criança não aprende de qualquer um, mas sim de alguém em quem ela deposita confiança. O vínculo inicia-se na relação familiar, em suas bases afetivas. Inicialmente, é através de uma forma de comunicação emocional que o bebê mobiliza o adulto, garantindo assim os cuidados que necessita. Conforme a criança vai se desenvolvendo as trocas afetivas vão ganhando complexidade, não se limitando apenas às manifestações de carinho e cuidado físico, mas atingindo o campo da linguagem e do simbólico.

O vínculo afetivo que inicialmente ocorre entre pais e filho se amplia com a entrada da figura do Educador. Este novo vínculo não tem função de substituir o primeiro, mas sim de ampliar as possibilidades de interação do sujeito, contribuindo para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Muitos ignoram, mas é o vínculo afetivo estabelecido entre o adulto e a criança que sustenta a etapa inicial do processo de aprendizagem. Wallon, teórico da psicologia do desenvolvimento, já ressaltava a forte relação entre a apredendizagem e a afetividade. Para ele é possível atuar no cognitivo através afetivo e vice-versa, pois condições afetivas favoráveis facilitam a aprendizagem.

O cuidador não deve confundir afetividade com maternagem ou "mimos". O afeto na relação educador-criança está no respeito, na proximidade, no reconhecimento de sua produção e valorização de seus avanços. Ser neutro não é ser frio e distante! Se o processo de aprendizagem é social, o que se faz, como se diz, quando se diz, o por quê se diz AFETAM a relação com a criança, seu aprendizado e desenvolvimento.

Referências

TASSONI, E. C. M. Afetividade e Aprendizagem: a relação professor-aluno. (texto extraído da pesquisa de mestrado da autora) UNICAMP: São Paulo.

Fonte da imagem: Portal do Professor

Fonte do texto: Autora psicologia.com.br/colunista/15/" target="_blank">Stéfany