CRESCER - Como você avalia o papel das tarefas do lar na vida de uma criança?

Marilyn Rossmann - Na pesquisa, percebemos que pessoas bem-sucedidas e que seguiam um estilo de vida saudável ajudavam cedo. Dos 78 jovens adultos entrevistados, 75% deles contribuíam com os pais nas tarefas ou pelo menos limpavam seus quartos. Desses, 50% concluíram a graduação, 56% revelaram não fazer uso de drogas e 12% estavam plenamente satisfeitos com sua vida amorosa.

C - Você sugere uma divisão de tarefas por faixa etária. Por que essa separação?

MR - Ela é baseada no desenvolvimento de acordo com a idade. Você não pode exigir que uma criança de 2 ou 3 anos guarde todos os seus brinquedos porque não será possível para ela. Mas, ela pode começar a guardar aos poucos.

C - Como organizar essas atividades?

MR - Quando meus filhos tinham 7 e 9 anos, eu e meu marido fizemos uma tabela de tarefas, com nossos nomes e os dias da semana. Listamos todas as atividades, separamos o tempo que cada uma levava para ser executada e dividimos por pontos. No fim da semana, todos tinham que ter a mesma pontuação, mostrando igualdade.

C - Há uma idade tardia para iniciar?

MR - Não. Mas é ideal até os 5 anos. Mais tarde, você perde a parte divertida do incentivo. E, quando estão na faixa dos 7 ou 8 anos, as crianças já têm hábitos não tão cooperativos. Realmente é mais difícil, mas isso não deve ser um empecilho. Você deve iniciar do mesmo jeito que ensina qualquer outra coisa. Primeiro fale das vantagens em fazer algo, mostre como executar e, por último, reconheça a conquista por meio de elogios e muitos beijos. Fazemos porque queremos que a nossa família viva bem e pelo bem-estar nosso e do outro, certo?

Fonte do texto e da imagem: Revista Crescer