O assunto é delicado, mas realmente precisamos falar dele. Dados do Mapa da Violência, organizado pelo Ministério da Saúde, mostram que, de 2002 a 2012, o número de suicídios entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos aumentou 40%. Segundo especialistas, antes mesmo desta faixa etária, a partir dos 8 anos, a pessoa já entende suas emoções, compreende a morte e pode tentar o suicídio. "Isso não significa que crianças mais novas não podem apresentar comportamento suicida. Cada sujeito é único e merece uma avaliação própria", informa Orli Carvalho, psiquiatra da infância e adolescência do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro.

Mapear esta tragédia durante a infância não é uma tarefa fácil, pois os próprios pais sentem dificuldade em acreditar que a criança atentou contra a própria vida. "Muitos dizem que foi acidente, porque sentem vergonha ou não aceitam a tragédia", informa Tania Paris, presidente da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (SP). Para ela, este aumento expressivo de casos na infância se deve a uma série de fatores, inclusive, a modernidade. "Hoje, as crianças estão sobrecarregadas de atividades e informação. São cobradas demais para serem bem-sucedidas e esperamos muito delas. Quando não correspondem às nossas expectativas e as delas, sentem-se fracassadas e deprimidas. O problema se agrava dia a dia até beirar o insuportável. O sofrimento fica tão intenso que a vida perde o sentido", explica Tania.


Transtornos mentais são gatilho do suicídio

Mas é claro que não é só isso. O suicídio é um fenômeno de causa múltipla e está totalmente ligado às doenças mentais. "Cerca de 90% dos casos tem associação com transtornos psiquiátricos. Depressão e transtorno bipolar do humor são os quadros mais associados às tentativas de suicídio. Nesse público, a impulsividade e o acesso aos meios favorecem o comportamento suicida", observa Orli.

Ele também pode ser desencadeado devido à dificuldade que as crianças têm em lidarem com algumas situações. "Crianças que sofrem bullying, que perderam uma pessoa querida, que têm problemas de serem aceitas pelos grupos sociais, que sentem rejeição por parte dos pais ou amigos, que têm dificuldades no aprendizado escolar e até que os pais se separaram, podem sofrer consequências emocionais graves", fala Tania.

Por isso, é importante observar o comportamento delas. Se os pais perceberem que o filho está diferente, devem buscar ajuda médica. "Os pediatras são atores importantes na identificação de comportamentos suspeitos, tais como tristeza acentuada, irritabilidade, agressividade, flutuações de humor, queda do rendimento escolar, alterações de sono e/ou apetite. Quando eles notam que há algo fora do normal, encaminham para psiquiatras e psicólogos para uma avaliação mais criteriosa e identificação do sofrimento psíquico da criança e do adolescente. Vale lembrar que cada pessoa apresenta características próprias e deve ser avaliada individualmente", diz Orli.

Mas, calma, não precisa se desesperar, pois ninguém desiste da vida de um dia para o outro. Segundo Tania, existem três fases no processo de suicídio. A primeira é a ideação, quando a pessoa começa a pensar na ideia de colocar um fim no sofrimento. A segunda é o planejamento, que é quando ela realmente vai pensar em como pode fazer aquilo (pular de um lugar alto, por exemplo) e, a terceira, é a idealização, o ato propriamente dito.

Durante estas etapas, a pessoa geralmente diz ou deixa pistas. A criança pode falar que quer morrer, que não quer sair mais da cama, que deseja não acordar mais ou expressar este sentimento por meio de um desenho. "É por isso que precisamos acabar com o mito de que uma alguém que fala que vai se matar não se mata. Isso já é um pedido de socorro. Se os pais ou a pessoa a quem ela fez o pedido não percebem e não tentam ajudá-la, o pior acontece", diz.

Prevenção é fundamental

Como 9 a cada 10 casos de suicídio (ou seja, 90%), segundo a Organização Mundial de Saúde, poderiam ser evitados, é importante prevenir. Mas, como? Primeiro é preciso acabar com o tabu que ainda envolve o tema. As pessoas têm dificuldade em falar sobre isso e a informação não circula, não chegando a quem precisa. Para aumentar este alerta, foi criado o Setembro Amarelo, movimento mundial que tem como objetivo conscientizar a população sobre a realidade do suicídio. O movimento é estimulado mundialmente pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio. Depois, é necessário o acolhimento, entender o sofrimento da criança, observando seu estado emocional e tentar ajudá-la. "Os pais devem perguntar, por exemplo, por que o filho está triste e o que eles podem fazer para ele se sentir melhor", fala Tania. Se perceberem que as mudanças no comportamento persistem, o ideal é levar a criança a um especialista. "Dependendo do que for, se houver uma doença, pode ser necessário um tratamento medicamentoso ou uma internação", finaliza Tania.

Fonte da imagem e do texto: Revista Crescer