Pesquisadores espanhóis e portugueses desenvolveram um protótipo de robô capaz de detectar o estado de emocional das pessoas com as quais interage, o que enriquece seu conhecimento e melhora sua capacidade de interação com os humanos.

"Se o robô tem como objetivo manter um grupo de crianças entretido, a partir do estado emocional do grupo ele pode decidir agir de forma específica sobre aqueles jovens que emocionalmente se encontram mais afastados do grupo e desta forma tentar homogeneizar o estado emocional do conjunto", explicou Vicente Julián, do Grupo de Tecnologia em Informática e Inteligência Artificial da Universidade Politécnica de Valência, no leste da Espanha.

O robô conta com uma tela que reflete seu estado emocional, assim como sensores de radiação infravermelha, uma câmera para a identificação das pessoas, um sensor LIDAR, que mede distâncias e outras informações de acordo com a luz refletida, e três computadores Raspberry Pi, que constituem o ‘cérebro’ do protótipo.

Este trabalho faz parte de um projeto internacional sobre a interação dos robôs com humanos, no qual a equipe focou na identificação de emoções e em sua interpretação por sistemas informáticos.

"O resultado da monitorização de emoções é utilizado de maneira inovadora, com a qual se pretende identificar um ou vários estados emocionais de um grupo de pessoas e como estes estados se propagam ao longo do tempo. O robô interpreta alterações emocionais e as utiliza para tomar decisões", explicou Julián.

Os resultados do projeto podem ser aplicados em diversos campos nos quais é necessária uma interação entre robôs e humanos, como, por exemplo, no campo da robótica dedicada a meios assistenciais, comerciais ou à educação.

Junto à universidade espanhola, participaram do estudo especialistas da Universidade do Minho de Portugal.

Fonte: Exame

Fonte da Imagem: Google