As profissões que lidam com o comportamento tem algumas coisas em comum, mas como conseguir diferenciar aquilo que realmente é profissional, do que são apenas conselhos?

Bem, nem sempre é tão fácil pra quem não é dá área. Lidar com o comportamento ou perceber suas nuances requer muita atenção e compreensão de princípios fundamentais que se aprendem no estudo de um ensino superior. Os currículos de uma universidade são elaborados para servir um projeto educativo e de formação profissional para aquela área! Para a elaboração de um currículo são necessários muitos estudos e horas que indicarão quais são as habilidades indicadas como necessárias a atuação do profissional que será formado. Tal elaboração e exercício do pensar uma profissão se diferencia da participação em outros cursos que de forma nenhuma tem o mesmo peso que um outro curso de formação técnico ou com menos horas.

O Coach tem uma formação que não é contemplada pelo Ensino Superior e sua formação é voltada para objetivos comportamentais específicos que muitas vezes tem haver com a necessidade de conseguir sucesso em uma área específica! Em referência a essa área o profissional busca resultados e direciona suas ações, agindo muito pouco sobre os componentes que formam a personalidade. Ele treina, mas não investiga a profundidade das questões!

O Coach é um profissional mais objetivo, que aplica técnicas como se estivesse treinando para uma atividade, porém ele não investiga os processos psicológicos e de construção do pensamento, de algumas questões que tem ocorrência na vida da pessoa, ele, de certa forma, apenas redireciona as energias emocionais e seus impulsos e vontades para a realização do objetivo em questão. Ele trabalha com processos mais imediatos.

Quanto ao psicólogo, este tem uma formação muito mais abrangente, pois ele se prepara para lidar com pessoas nas mais diversas situações e sob os mais diversos contextos. Ele se utiliza de técnicas que podem ou não ser aplicadas para o desenvolvimento humano, bem como para dessensibilização, resiliência e muitos outros objetivos. Sua preocupação não se resume ao atendimento de um objetivo, pois ele compreende o ser humano como um todo, e nem sempre a aplicação de uma técnica será o suficiente para dar conta do que está sendo apresentado em determinado momento. O psicólogo respeita o momento do cliente paciente pois entende que este é o responsável pela sua vida e precisa aprender a se responsabilizar por ela!

O Psicólogo é um profissional mais completo, e dedicado ao estudo, incluindo o estudo científico das mais diversas nuances do comportamento, ele visa no processo como um todo, tratando tanto que coisas profundas, quanto de coisas mais superficiais! O profissional também sabe direcionar os resultados de seu atendimento em acordo com aquilo que acredita ser melhor para cada ocasião, tendo como critérios a demanda que o cliente apresenta e uma analise momentânea da queixa inicial!

Não deixe de procurar um psicólogo quando em situações que não conseguir compreender exatamente o que ocorre em sua vida, opte sempre que necessário a um processo a ser realizado de forma profunda, em etapas, por vezes esperando o momento adequado e em que você se sinta preparado para resolver uma questão !

Fonte: Mundo Psicólogos

Fonte da imagem: Google