Aposto que se você vai ao psicólogo, fez ou faz terapia, já se perguntou o que seu psico faz com tantos problemas que ouve diariamente.

Isso é um fato real. Psicólogos e psicólogas ouvem problemas em boa parte do tempo. Dezenas, centenas de dores e sofrimentos.

Ao final do dia, geralmente terminamos nossa jornada de trabalho bastante cansados, precisando de um respiro, mas não voltamos pra casa com os problemas alheios, não!

Aprendemos a nos "blindar" e a deixar para o outro o que é do outro. Ajudamos os pacientes, clientes a acharem as respostas, mas não vamos pra casa com tarefas, tentando desvendar os mistérios das vidas de quem nos confia suas histórias.

Por vezes e isso deveria ser uma regra desde a faculdade, precisamos de um psicólogo pra "chamar de meu" também.Porque tem histórias que ouvimos e que mexem com a gente e por mais que as deixemos no consultório ou só toquemos nelas durante as sessões, ainda assim estarão lá, a nos rondar.

Jung dizia que enquanto psicos temos que nos cuidar para poder cuidar do outro e dessa forma, seja lá como for, o psicólogo precisa de atenção.

Seja fazendo terapia, seja meditando, seja fazendo yoga, o psicólogo também deve ter seu momento de cura interior, de crescimento e evolução.

Para deixar alguém saudável, precisamos estar saudáveis em primeiro lugar.

Separar o que é nosso do que é do outro, não confundir histórias e sentimentos, não nos deixar abalar pelos problemas que ouvimos, é assim que deve ser.

Por mais que às vezes aconteça um choro, ainda assim, sabemos como agir, para garantir que o paciente seja sempre o protagonista da história, porque é assim que deve ser

E pra terminar, dia desses uma paciente me escreveu algo assim "espero que você saiba o que fazer com tantos problemas que deixamos aí e que eles não te façam mal".

Minha resposta foi "fique tranquila, assim que vocês saem, coloco todas as dores e sofrimentos numa máquina de lavar e de lá sai tudo limpinho e cheiroso".

Saber o que fazer com a dor do outro é um dever do profissional e disso depende o sucesso da psicologia e do processo terapêutico.

Fonte do texto e da imagem: PsicoOnline