Diversos mitos e tabus ainda fazem parte do universo da saúde mental e do cuidado com nossas emoções. O cuidado com a saúde integral que deveria ser compreendido como uma atitude de coragem e sensatez, ainda pode ser erroneamente atribuído a fraqueza. Assim, é sempre necessário esclarecer o que pode permear a busca por um profissional de psicologia.

Podemos procurar um psicólogo quando estamos ansiosos, tristes, irritados, com medo ou com a autoestima prejudicada. Quando algum assunto nos incomoda e mesmo depois de uma infinidade de tentativas pra resolver essa questão a gente não chegou a lugar algum.

Mas não se deve procurar este profissional apenas quando os sintomas já estão "escancarados" e o adoecimento é iminente. Podemos buscar ajuda também quando queremos nos conhecer melhor, quando queremos explorar nossos pontos positivos e negativos, aprimorar aquilo que está bom e melhorar o que não nos agrada. Tem coisas sobre nós mesmos que sem o olhar atento do psicólogo a gente nunca nem sonharia em conhecer.

O psico pode te ajudar a fazer escolhas quando você está muito confuso. Quando você não tem ideia dos prós e contras, quando você tem medo de tomar uma decisão. O profissional vai lá com toda a sensibilidade e técnica e aos poucos "limpa as nuvens" que rodeiam sua cabeça.

Podemos também ganhar uma autoconfiança, uma autoestima, um autocuidado e um amor próprio que nunca imaginamos. Algo que nos fará mais felizes, mais tranquilos, mais leves. Algo que transforma a nossa existência e nos faz mais fortes.

Por fim, mas não que isso finalize as possibilidades de ajuda que a terapia pode trazer pras nossas vidas, o psicólogo é alguém que não julga, que não direciona, que não invade sua vida, ele apenas te ajuda a se encontrar, a se compreender, a refletir com profundidade sobre quem é você e o que você quer nesse mundo.

Fonte do texto e da imagem: Psiconline