Toda criança gosta de desenhar. É certo que umas desenham melhor que outras, tem mais facilidades com os lápis, mas todas podem e devem se deliciar com essa arte. Além de divertido, é um bom passatempo e ajuda a desenvolver a percepção, emoção e inteligência da criança.

Mesmo na fase dos rabiscos, os desenhos são uma forma de expressão muito importante no desenvolvimento das crianças. Os desenhos infantis, na maioria das vezes sem lógica para os adultos, podem demonstrar a maneira como a criança entende o objeto desenhado e não apenas como ela o vê. Por isso, nem sempre o desenho é uma cópia fiel da realidade. Ao desenhar, a criança também imprime suas ideias e sentimentos. O desenho infantil pode dar pistas de como o raciocínio da criança está estruturado Incentive!

Benefícios da atividade:

1. Ajudam na organização do pensamento

2. Auxiliam na coordenação motora

3. Contribuem para o desenvolvimento infantil

4. Atividade lúdica e divertida

5. Construção de noção espacial e outros aspectos cognitivos.

Mas nada de questionar se está feio, pode desestimular. E o bom é criar um ambiente propício, para que ela se dedique e se delicie por muito tempo. Elas podem fazer desenho livre a partir de uma temática ou treinar para tentar copiar objetos, animais, situações, etc.

Para as crianças pequenas, de até 4 anos, o ideal é utilizar folhas maiores (uma cartolina dividida ao meio ou papel pardo), pois como a criança ainda está desenvolvendo sua coordenação motora, ela terá mais espaço para executar movimentos amplos com o lápis. Uma folha pequena dificulta isso e também é garantia de ter a mesa "rabiscada", pois certamente o espaço limitado não será suficiente para o desenho. Também deve ser usado também giz de cera grosso, pois é mais resistente e adapta-se melhor às pequenas mãos das crianças.

Fonte do texto: Pediatria em foco

Fonte da imagem: Bloguito