Garantir que as crianças aprendam desde cedo as regras básicas de comportamento estabelecidas pela sociedade é imprescindível, para que elas desenvolvam a habilidade de se relacionar bem com as pessoas e se sintam seguras em todas as situações sociais. O aprendizado de boas maneiras deve começar desde cedo, mas sem deixar que as exigências atrapalhem a espontaneidade das crianças.

Parece algo óbvio, mas precisamos estar atentas se realmente os estamos ensinando a serem pessoas educadas. Antes de tudo, porém, lembrem-se de que o mais importante nesse aprendizado é o exemplo dos pais!

Leiam abaixo as 10 regras básicas de boas maneiras, não como receitas prontas e sim como dicas para uma reflexão!

1) "Por favor" e "Obrigado"

Falar "por favor" e "obrigado" deve ser tão automático quanto respirar. Usar o tom de voz adequado para essas palavrinhas faz toda a diferença. Um "por favor" choramingando deixa de ser um ato de boa educação para ser um de manipulação.

2) Desculpar-se

Quando esbarrar em alguém ou fizer algo que incomode, deve sempre vir acompanhado de um "desculpe" ou "sinto muito".

3) Cumprimentar a todos que conhecer

Cumprimente todos com um "bom dia", "boa tarde" e "boa noite", de preferência com um sorriso amável no rosto. Isso vale não só para a sua família e amigos, como também para os vizinhos, empregados, porteiro do prédio, conhecidos que encontra na rua, enfim, qualquer pessoa.

4) Respeito aos mais velhos

Abrir portas e ceder cadeiras aos mais velhos é um ato de valiosa educação.

5) Agradecer sempre que necessário

Agradecer sempre que ganhar um presente, mesmo que não tenha gostado. Ao receber um presente, ensine seus filhos a escrever um e-mail ou dar um telefonema de agradecimento.

6) Não interromper diálogos

Ensine-os a não interromper quando alguém estiver falando. Diga-lhes que eles precisam esperar um intervalo na conversa e, antes de interromper, pedir "com licença".

7) Cumprir o combinado

Chegar aos lugares no horário marcado, sem atrasar! E ao aceitarem um convite, eles devem de fato ir ao evento. É claro que existem exceções para motivos de doenças ou emergências. Nesses casos, o anfitrião deve ser avisado sobre a ausência.

8) Saber se apresentar

Ensine-os a se apresentar aos pais dos amigos ou a apresentar os amigos para vocês. Caso alguém se esqueça de apresentá-los, eles saberão o que fazer. Por exemplo: "Oi, sou o Paulo e você deve ser a mãe do Ricardo, não"?

9) Olhar nos olhos

Ensine-os a olhar nos olhos de quem está falando com eles. É muito desagradável conversar com alguém que não lhe dirige o olhar, sem falar que passa uma grande mensagem de insegurança e timidez.

10) Não falar palavrões

E, finalmente, mas não por último: não permita que palavrões sejam ditos sob quaisquer circunstâncias e muito menos que gritem com outras pessoas.

Fonte do imagem e texto: Just Real Moms