Estima-se que cerca de 15 a 25% da população universitária existente no país, apresenta algum tipo de transtorno psiquiátrico no decorrer de sua formação acadêmica, onde a uma maior prevalência de ansiedade.

Os sintomas de manifestação de ansiedade surgem de uma condição individual e desagradável produzida por modificações psicológicas e fisiológicas, tendo como consequência conflitos com eventos que perturbam e geram medo, irritação e ameaça.

Alguns estudos apontam que graduandos do curso de medicina sofrem com ansiedade e no decorrer da universidade esses níveis tendem a se elevar, nessa lógica, estes estudantes estão mais expostos a eventos estressantes em razão dos eventos de responsabilidade pela vida e saúde dos indivíduos.

Os principais fatores desencadeadores são: alta cobrança por resultados, carga horária extensa, pressão dos professores e familiares, intensa dedicação aos estudos e contato com sofrimento alheio, além do contato com pacientes graves, as dificuldades do internato, a quantidade de material a ser estudado em curto espaço de tempo e as avaliações periódicas.

Para reverter este quadro é crucial que os estudantes de medicina priorizem por estilos de vida promotores de comportamentos saudáveis para que, mais tarde não ocasionem em problemas associados ao seu desenvolvimento pessoal ou outros de tipo psicopatológica, juntamente com o apoio de professores acolhedores que identifique e admire as individualidades de cada um de seus alunos, os estimulando ao aperfeiçoamento do saber e apreciando a conexão docente-discente.


Por fim, é essencial a criação de um sólido serviço de acolhimento e psicologia nas universidades, que consistam em acolher os estudantes com dificuldades pedagógicas, emocionais, psíquicas, socioeconômicas e outras, a fim de lhes orientar, acompanhar ou encaminhar e viabilizar o acesso aos serviços ou profissionais existentes na instituição e fora dela.

Além, das universidades buscarem desenvolver projetos e ações com setores de assistências psicológica e psicossocial, onde pretendam visar o estabelecimento e promoção de saúde no ambiente acadêmico.


Sobre Autora
Graduanda do curso de psicologia na Universidade Tiradentes (UNIT); Aracaju; Sergipe. E-mail: maradantaspereira@gmail.com.

Fonte de imagem: www.tribunadointerior.com.br