Vamos a uma verdade: é impossível pensar em êxito nos negócios sem pensar na presença online. Ter um site há tempos deixou de ser uma mera estratégia e se tornou algo fundamental para qualquer tipo de empreendimento.

Por isso, seja uma loja virtual ou uma startup na garagem de casa, é necessário ter um bom site ter um bom site à disposição e também uma boa hospedagem para esse site. Uma hospedagem compartilhada, por exemplo, dá conta de vários tipos de blogs e sites.

Já uma hospedagem VPS, por exemplo, é ideal para quem gerencia e-commerce ou algum site com elevado tráfego diário. Ela disponibiliza um bom espaço em disco e tráfego ilimitado.

Porém, não é só de hospedagem e de outros detalhes técnicos que sobrevive um negócio. É necessário entender muito bem o perfil da sua persona. E é aí que a psicologia aparece para dar uma ajudinha.

Entenda a mente de quem vai comprar o seu produto

Vender um produto ou um serviço, fazer as pessoas amarem uma determinada marca, eis aí algumas realizações que fazem parte do dia a dia das micros e também das grandes empresas.

Tais ações de conquista e convencimento do público exigem a realização de estratégias bem definidas e planejadas. Um exemplo disso é o envio de e-mail marketing. Ele é útil para segmentar a persona e nutrir os seus leads (clientes em potencial) com conteúdo.

Mas qual será a frase para impactar esse público? Quais imagens irão seduzir quem vai receber a mensagem? Como fazer para que esse conteúdo realmente seja eficiente para atrair a atenção de quem recebe?

Ferramentas como o E-goi E-goi estão aí para automatizar, organizar e melhorar o envio das mensagens para os leads, mas a qualidade do conteúdo vai depender do empreendedor.

Sendo assim, para auxiliar a criar conteúdo capaz de trazer a persona mais perto do negócio, de engajar a marca na mente do público e também para captar mais leads, é importante conhecer alguns conceitos importantes da psicologia. Vamos ver mais sobre eles?

1 – Neuromarketing

Quem é bom vendedor sabe que a emoção é uma importante aliada para fazer o cliente adquirir um produto.

Por isso, o Neuromarketing está aí, para ajudar a compreender melhor quais mensagens despertam sentimentos para auxiliar no engajamento de uma marca ou na nutrição dos leads.

O nome já é autoexplicativo. Trata-se da união da Neurociência com o Marketing. O termo veio à tona no início da década passada e não deve ser confundido com uma estratégia de Marketing.

Na verdade, o Neuromarketing compreende técnicas que estudam como a mente humana reage a determinados estímulos ligados à ação de compra e de ações publicitárias.

Saber como o cliente reage diante do layout do site de uma empresa, ou saber o que leva ele a abandonar o carrinho de compras em uma loja virtual. Tudo isso pode muito bem ser decifrado pelos estudos de Neuromarketing.

2 - psicologia das cores

Um dos sentidos que mais utilizamos para a compreensão do mundo ao nosso redor é a visão. Sendo assim, não é à toa que as cores, em seus mais variados tons, passem uma mensagem para o cérebro.

Artistas sabem muito bem disso na hora que vão pintar um quadro. Eles possuem uma forte intuição sobre qual o tom de azul terá melhor chance de transmitir uma sensação de paz, ou qual o vermelho vai representar melhor a sensação de agressividade.

Um bom empreendedor, conhecedor dos conceitos da psicologia, também sabe que as cores quentes são tentadoras na hora de elaborar anúncios de bebidas para o verão.

Eles também sabem que as cores frias e o branco são ideais na hora de produzirem anúncios voltados para artigos de higiene e saúde.


3 – Gatilhos Mentais

Mas afinal, o que faz o consumidor entrar na loja e comprar o que ele viu na vitrine? O que faz o cliente clicar no botão "comprar" enquanto ele navega por um e-commerce?

A resposta para esses mistérios do comportamento humano é encontrada nos famosos gatilhos mentais.

Esses gatilhos são estímulos que são ativados no momento em que a pessoa se deparou com algum tipo de mensagem. Essa mensagem pode ser uma imagem, um vídeo no Youtube ou uma frase em um blog.


Não há um consenso atualmente a respeito de quantos gatilhos mentais existem ao todo, mas alguns deles são bem conhecidos dos empreendedores e dos estudiosos do Marketing.

"Confira esse novo lançamento da Samsung" Samsung é a típica frase que ativa no consumidor o gatilho mental da novidade.

"Corra, que a oferta é por tempo limitado" é o anúncio que utiliza o gatilho mental da urgência.

"Mais de 1000 pessoas já testaram o método e comprovaram o resultado."

Há ainda outros gatilhos mentais, como o do medo, da autoridade, da escassez, etc. Enfim, cabe ao dono do negócio encontrar qual o que se adapta com o seu produto e com a sua estratégia.

Conclusão

O ato de fazer negócios envolve emoções essencialmente humanas como fascínio, confiança e desejo. Como a psicologia estuda conceitos essencialmente humanos, não é de se admirar que ela pode ser aplicada aos negócios.

Portanto, para quem quer saber o que emociona o público e o que resulta em ação de compra, a psicologia está aí para mostrar alguns caminhos.

Por Alan Medeiros