Nesta terça-feira, 27 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Psicólogo e, em virtude disso, o Minuto psicologia, em busca de valorizar este profissional e destacar os seus serviços beneficentes a sociedade, no qual auxiliam amplamente seu atendimento de forma cultural, social, política e econômica, em prol da saúde e bem-estar de toda a população, em contato com o especialista em psicologia clínica, Breno Jeronimo, ressalta a importância e os cuidados éticos e morais que todo o psicólogo deve adquirir desde a sua formação acadêmica até o momento de exercer seus serviços. Confira o bate papo a seguir!

Minuto psicologia: Breno, em qual área você é especializado?

Breno Jerônimo Guimarães: Sou psicólogo clínico, e estou me especializando em psicodrama, e agora estou começando outra pós-graduação em terapia sistêmica para atender casais e famílias.


Minuto psicologia: Como é realizado o trabalho em que exerce?

Breno Jerônimo Guimarães: A procura pelo trabalho parte do paciente. É o paciente que normalmente vai até o terapeuta e não o caminho o contrário. Não somos nós que vamos até o paciente, ele é que vem até nós. Normalmente é realizado com sessões semanais, 1 vez por semana o paciente vai até a clínica e os atendimentos duram cerca de 50 min até 1h. Em alguns casos se estendem um pouco mais, já realizei atendimento de 2 horas, mas são exceções, não são comuns. Tem pacientes que fazem sessões a cada 15 dias, ou aqueles que fazem manutenção somente uma vez ao mês. Existem casos um pouco mais severos, o paciente vai a sessão duas vezes por semana.


Minuto psicologia: Quais áreas podem ser exercidas dentro da psicologia?

Breno Jerônimo Guimarães: A psicologia tem espaço para atuar aonde existe relacionamentos entre seres humanos, aonde há ser humano possui espaço para a psicologia. As áreas são muito amplas, podendo atuar no meio social, esporte, clínica, empresas e outras.


Minuto psicologia: Em sua visão, qual é a importância da psicologia no contexto social, político e econômico para a nossa sociedade?

Breno Jerônimo Guimarães:Uma das bases da psicologia é o senso crítico, pois eu acredito que política sem crítica não é política. E não é só a crítica no sentido negativo da palavra, mas é a crítica no sentido de você fazer uma análise a respeito daquilo que está ocorrendo, seja no contexto social, político e econômico. É de suma importância, a psicologia de uma maneira geral, ser trabalhada em contextos sociais, sobretudo para entender um pouco mais quais os fenômenos sociais que levam ao aumento na criminalidade, por exemplo e, nesses casos, a psicologia trabalharia muito bem com a sociologia.


Minuto psicologia: Quais são os empecilhos enfrentados pelo profissional em sua atividade diária?

Breno Jerônimo Guimarães: Existem vários empecilhos dentro da psicologia, hoje, dentro do contexto clínico, no qual tenho mais propriedade em falar. A gente ainda encontra uma resistência por parte de algumas pessoas, no sentido de acreditarem que fazer terapia é somente para pessoas doentes, quando na verdade, fazer terapia é algo saudável. E promoção da saúde não é só para quem está doente, mas, para todos os públicos. Muitas pessoas ainda pensam na psicologia como posvenção, e não como uma forma de prevenção. Então, esperam acontecer algo para procurar terapia, e não o contrário, fazer terapia para estar preparado caso algo aconteça. Então eu acredito que estes sejam os empecilhos.

Minuto psicologia: O que você acha que deve ser agregado para o profissional?

Breno Jerônimo Guimarães: Apesar da psicologia trabalhar sobretudo o comportamento entre os sujeitos, nós ainda somos muito desunidos enquanto classe. Por exemplo, tem a OAB que realiza um trabalho bem bacana com os advogados, assim como também o CRM que faz um trabalho com os médicos, mas a nossa classe é muito segregada, o psicólogo hospitalar não está preocupado com o do clínico e vice-versa, e isso acaba tendo um distanciamento. Mas isso é algo para a gente lutar enquanto categoria.


Minuto psicologia: Quais são os principais quesitos adquiridos para ser um profissional de destaque?

Breno Jerônimo Guimarães: Parafraseando um teórico da psicanalise, Carl Jung, quando a gente toca uma alma humana, a gente tem que ser somente outra alma humana, claro entre outras palavras. Nós temos que lembrar que não somos melhores que ninguém, que está ali como paciente, então os pré-requisitos são; entenda o seu papel, você não está ali para salvar ninguém, você não é detentor do saber, não vai ter razão o tempo inteiro. Um dos principais quesitos para ser um profissional de destaque é ter reconhecimento do seu papel, da sua importância, e ser humilde, reconhecer que não importa o quanto você faça, ainda há muito para ser feito. É procurar ter uma relação próxima de seu paciente, para que a pessoa usufrua de seu serviço, porque particularmente não acredito em sucesso profissional sem vínculo, como por exemplo, no contexto de minha atuação, que é na clínica, você já está falando com uma pessoa que você não conhece, sobre coisas que te deixam desconfortáveis, e se não tiver uma boa relação com aquele profissional, dificilmente terá um resultado bacana. Eu acredito que um profissional de sucesso passe por essa humanização, olhar para o seu paciente como igual, não como alguém diferente, evitando ao máximo julgamentos, terá que suspender seus valores, e ligá-los aos de seu paciente.


Minuto psicologia: Por que decidiu fazer o curso de psicologia?

Breno Jerônimo Guimarães: A certeza pelo o curso veio de praticamente no final, porque as pessoas acreditam que fazer psicologia é ter certeza de muitas coisas em questão, mas é o contrário, fazer psicologia é aumentar as dúvidas, questionamentos, mais conhecimento. A minha escolha tem a ver com o meu histórico de vida, com as pessoas que me cercam. Não foi uma questão financeira, não trabalho por dinheiro, para mim o dinheiro é consequência do trabalho, e não o contrário.


Minuto psicologia: Qual é o recado que você, como profissional habilitado na área, pode dar para os estudantes que se interessam pelo o curso de psicologia?

Breno Jerônimo Guimarães: Tentar manter a cabeça aberta, menos achismo, certezas e convicções. Estejam preparados para serem desconstruídos. É um curso difícil, onde vai entrar em conflito moral e ético em diversos momentos. Esteja preparado para se questionar, questionar o seu contexto e seu ambiente. Pois, o mundo nem sempre é da forma como desejamos, nem sempre as coisas saem do jeito que você quer, e o mundo não gira em torno do seu umbigo. E, sobretudo, para aqueles que já tem uma ideia do que querem antes de entrar para a universidade, deixar para decidir isso quando tiver um pouco mais de conhecimento a respeito da psicologia, pois sairá da faculdade com uma visão bem geral. Você vai saber de tudo um pouco, mas você não vai saber muito sobre nada.

Por Raquel Lima